segunda-feira, janeiro 30

Nutrição


Existe uma grande diferença entre alimentação e nutrição. Alimentação é a escolha, o preparo e a ingestão da comida; nutrição é a utilização dos alimentos pelo organismo. Para se ter boa saúde, é preciso alimentação adequada para nutrir nosso organismo e proporcionar tudo o que é necessário para garantir o seu bom funcionamento.

O QUE É UM NUTRIENTE?
Todos os seres vivos dependem da correta assimilação dos nutrientes que ingerem, assim como da adequada eliminação dos seus resíduos.
Por meio dos alimentos, podemos suprir o que o nosso organismo necessita, mas é importante que estes alimentos sejam cultivados de forma natural – sem agressões tóxicas, como pesticidas e agrotóxicos – e sejam manipulados sem aromas artificiais, corantes sintéticos, longo transporte etc.
Hoje, a maioria das pessoas se alimenta mal, comendo às pressas, com poucas porções de frutas e legumes frescos e dando preferência para sanduíches, frituras, produtos refinados e muito industrializados.
Normalmente estes produtos não são nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparação. Ao longo dos anos, com o progresso e a tecnologia, o homem ganhou muito em conforto, mas perdeu bastante em termos de alimentação saudável.
Hipócrates, o pai da medicina, já dizia na Antigüidade:
Que o teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento”.
E ensinava: “Deixa no recipiente a droga, se puderes curar o paciente com alimento”.

O que são VITAMINAS?
São chamadas de vitaminas as substâncias que, quando introduzidas no organismo, desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa e na nutrição. São essenciais à saúde e não são fabricadas pelo organismo. A maioria delas precisa ser ingerida diariamente, uma vez que são consumidas pelo organismo a cada 24 horas.
As principais vitaminas se dividem em hidrossolúveis (solúveis em H2O e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gordura e absorvidas pelo intestino com ajuda de sais biliares produzidos pelo fígado). As vitaminas hidrossolúveis, como a Vitamina C e as do complexo B, devem ser ingeridas diariamente, pois são pouco armazenadas no organismo. As lipossolúveis podem ser armazenadas por períodos maiores no tecido adiposo e no fígado, e entre elas estão as vitaminas A, D, E e K.

Cartilha Nutricional - Petrobrás

Muito se fala de melhorar a alimentação, uma vida saudável.... entre outros, mas muitas vezes não sabemos por onde começar. Essa cartilha traz alguns informações interessantes que podem informar aqueles que não entendem nada. Mostra o teor de gorduras dos tipos de queijo, será que o feijão nosso de cada dia é de fácil digestão? entre outras dicas. Aproveitem.
Click na figura para download

sexta-feira, janeiro 27

Como Clarear axila e virilha

Mais uma do Bepantol.
Dica preciosa para quem sofre com axila e virilha escura, mais lembrando, pode ser que não resolva. (assista o video ate o final)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net