quinta-feira, agosto 29

15 truques de beleza com bicarbonato de sódio

1- Cotovelos e joelhos macios: misture um pouco de bicarbonato de sódio ao seu hidratante e massageie em movimentos circulares joelhos e cotovelos para potencializar a hidratação. 

2- Deixar escovas de cabelo e pinceis de maquiagem mais limpos: deixe de molho em uma mistura de água morna e 3 colheres de chá de bicarbonato para eliminar os resíduos que se acumulam nestes acessórios. 

3- Dentes mais limpos: misture na escova de dentes um pouco de creme dental e bicarbonato e faça a escovação, os dentes ficarão mais limpos e brancos. 

4- Boca cheirosa e fresquinha: faça um bochecho com a solução de uma colher de chá de bicarbonato em meio copo d’água para evitar o mau hálito. 

5- Limpeza de aparelho de dente: deixe o aparelho mergulhado em uma solução de água morna e 3 colheres de chá ou escove-o usando bicarbonato

6- Mãos macias e limpas: adicione 1 colher de chá de bicarbonato em 200 ml de sabonete líquido e use a mistura sempre que for lavar as mãos. 

7- Substituindo os sais de banho: inclua meia xícara de bicarbonato de sódio na banheira para eliminar impurezas da pele e deixa-la mais macia. 

8- Escalda-pés: adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato em uma bacia com água morna, esfolie os pés usando uma bucha vegetal e sentirá a pele do pé mais macia e fresca. 

9- Esfoliação facial e corporal: faça uma mistura com 3 medidas de bicarbonato e 1 medida de água e use essa pasta para esfoliar o rosto e o corpo com movimentos circulares. 

10- Desodorante caseiro: misture uma colher de chá de bicarbonato em um vidro de leite de magnésio e use como desodorante. Se preferir que o desodorante tenha aroma, adicione o óleo essencial de sua preferência. 

11- Xampu seco: quando o cabelo estiver muito oleoso e você não tiver tempo de lavá-lo normalmente, salpique um pouco de bicarbonato para diminuir o aspecto de sujo. 

12- Contra os odores dos calçados: salpique um pouco de bicarbonato de sódio no calçado à noite quando retirá-lo. De manhã ele estará livre do mau cheiro. 

13- Para evitar manchas de desodorante: polvilhe um pouco de bicarbonato na pele após aplicar o desodorante, assim você evitará que a roupa fique com manchas amareladas.

14- Limpeza dos cabelos: adicione um pouco de bicarbonato ao seu xampu para fazer uma limpeza profunda e remover totalmente os resíduos que ficam nos fios.

15- Cuidados com as cutículas: coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água morna e use a solução para massagear as cutículas. 


Como clarear as axilas e manchas na pele

Para a pele:

1) Máscara de mingau de maisena
1 e ½ xícara de leite (ajuda a clarear a pele por causa do ácido lático); 1 colher de sopa de mel (substâncias nutritivas); 1 colher de sopa de maisena (substâncias calmantes). Misture todos os ingredientes frios. Coloque a mistura no fogo até formar um mingau. Deixe esfriar. Aplique a pasta morna nas regiões. Deixe agir por 15 minutos. Após retirar a máscara, passe um creme hidratante comum. * Caso sua pele já apresente manchas, aplique a máscara duas vezes por semana até a pele clarear. Para a manutenção, você pode repetir o procedimento quinzenalmente. Protetor solar sempre!

2) Máscara de fubá com aveia
2 colheres (sopa) de aveia; 2 colheres (sopa) de leite em pó; 2 colheres (sopa) de fubá; 2 colheres (sopa) de soro fisiológico. Misture os ingredientes e passe na região com movimentos circulares, suavemente. Lave com água mineral. Repita o procedimento a cada 20 dias, até conseguir um bom resultado.

3) Máscara de farinha de arroz
20 colheres de arroz branco cru; 1 colher de sabonete líquido; Peneira. Bater o arroz cru no liquidificador para quebrar bem os grãos. Peneire numa travessinha a parte o arroz batido para separar a farinha. Misture o sabonete líquido nessa farinha até formar uma pasta com consistência de pomada. Aplique na axila, virilha, cotovelos e joelhos e deixe agir de 10 a 15 minutos, enxague bem e aplique protetor solar (filtro 20 ou mais) e hidratante. Deve ser feita de 1 a 2 vezes na semana, até atingir o clareamento desejado. Por dar uma esfoliada não exagerar nas sessões semanais, pois pode provocar ressecamento. Essa máscara pode ser usada no rosto.

Para as axilas

4) Leite de limpeza desses de rosto e bicarbonato de sódio.
Coloque um pouquinho de leite de limpeza facial em um potinho, pode ser uma colher de sopa e aproximadamente 1/2 colher de café (aquelas pequenininhas) de bicarbonato de sódio. Misture até fazer uma pastinha mole, aplique nas axilas esfregando de leve e deixe agir por 5 minutinhos. Lave a área aplicada. Faça uma vez por semana.

Em casos mais graves é necessário a consulta a um dermatologista, pois só ele é capaz de adequar métodos eficientes, mas na maioria das vezes é só você adaptar alguns cuidados ao seu dia-a-dia.

Fonte: Mexerikando

terça-feira, agosto 27

Como Fazer um Gel de Aloe Vera

Esta é uma maneira muito simples de fazer seu próprio gel de aloe vera caseiro.

Ingredientes
  • Aloe vera (popularmente conhecida como babosa)
  • 500mg de vitamina C em pó (para cada 1/4 de copo do gel)
  • 400 IU de vitamina E (para cada 1/4 de copo do gel, cerca de 1-2 cápsulas)

Passos

1. Lave sua mãos. Isso garante que o gel não seja contaminado.

2. Corte uma folha de aloe vera.

3. Retire a casca da folha e pegue a polpa com uma colher.

4. Coloque a polpa em um liquidificador.

5. Para preservar o gel naturalmente, adicione os seguintes ingredientes para cada 1/4 de copo do gel:
  • 500mg de vitamina C em pó (você pode usar tabletes esmagados)
  • 400 IU de vitamina E

6. Após bater um pouco no liquidificador, coloque o conteúdo em um pote de vidro limpo e esterilizado. Botando-o na geladeira, ele se manterá conservado por muitos meses.

7. Aplique várias vezes ao dia em cortes, feridas, queimaduras ou irritações da pele.

Dicas
  • Descasque um dos lados da folha e corte as extremidades. Use uma colher para retirar o gel do interior.
  • Vitaminas em tabletes podem ser esmagadas com a parte de trás de uma colher.
  • Se refrigerado em um pote de vidro limpo, este gel irá permanecer fresco por muitos meses.

Avisos
  • A aloe vera pode ser consumida oralmente, mas nunca em quantidade excessiva, pois tem um efeito laxativo.
  • Esteja sempre com as mãos limpas ao transferir o gel do pote para o seu rosto ou corpo.
  • A aloe vera estabilizada não substitui o gel de aloe vera fresco.

Como Fazer uma Geleca

A geleca é sempre popular entre as crianças e o motivo é simples: ela é muito divertida! É muito mais barato fazê-la em casa, e fácil também. Requer somente 3 ingredientes básicos.

Ingredientes 
  • 2 recipientes de 1 litro 
  • 1 recipiente de 5 litros 
  • 1 xícara de cola branca 
  • 1 xícara de água (morna) 
  • 1 xícara de amido líquido 
  • Corante de alimentos (opcional) 
  • 1 colher de sopa de Boráx em pó 

Passos 
1. Em um pote, misture o boráx com 950 ml de água até dissolver totalmente.

2. Em um pote separado, misture cola e água suficientes para ter uma solução coesiva e aguada.

3. Adicione corante de alimentos à mistura de água e cola.

4. No pote grande, misture a solução de boráx com a de água e cola, e veja a geleca se formar.

5. Deixe repousar por 30 segundos.

6. Retire e divirta-se!

7. Pronto.


Variações 
  • A receita pode ser modificada variando a proporção entre os ingredientes. Por exemplo, se forem utilizadas 2 partes de solução de borax, a geleca ficará mais rígida. 

Dicas 
  • Esta solução é mais bem aproveitada no dia em que for feita. A geleca juntará pó, sujeira e penugem, o que a deixarão desagradável. Porém, se você quiser guardá-la, etiquete o recipiente para evitar qualquer confusão e guarde em um local arejado. 
  • Se não quiser usar boráx, experimente amido de milho. 
  • Há diversas marcas de cola que podem ser utilizadas. 
  • Adicione corante de alimentos para fazer gelecas de cores diferentes. 

Avisos 
  • Não ingira nem cheire a cola. 
  • Boráx é venenoso se ingerido. Não ingira nem deixe que as crianças ingiram. Siga as instruções com responsabilidade. 

Fonte:


sexta-feira, agosto 23

QUÍMICA ORGÂNICA - VOL 3 - LEMBO

Sumário

Módulo 1 - Compostos Moleculares
Módulo 2 - Isomeria EspacialReações de AdiçãoComponentes Orgânicos - Principais Características
Módulo 3 - Reações de EliminaçãoFunções Orgânicas
Módulo 4 - Nomenclatura IUPACReações ácido-base
Módulo 5 - Reações de Oxirredução
Módulo 6 - Métodos de Preparação

Questões do ENEM
Resolução dos Exercícios
Respostas
Revisão Geral Programada

Fonte: Lógica - Reforço Escolar e Pré-vestibular

Matemática - Vol. único - Gelson Iezzi



terça-feira, agosto 20

Óleo de Coco e Suas 280 Utilidades


Óleo de coco é conhecido por ser:
  • Anti-bacteriana (mata as bactérias que causam úlceras, infecções de garganta, infecções urinárias, doenças da gengiva, e outras infecções bacterianas)
  • Anti-cancerígena (óleo de coco tem propriedades antimicrobianas, por isso pode evitar a disseminação de células cancerígenas, enquanto a melhoria do sistema imunitário)
  • Anti-fungos (mata fungos e leveduras que produzem a infecção)
  • Anti-inflamatória (parece ter um efeito direto na supressão da inflamação e reparação de tecidos, e pode também contribuir através da inibição de microrganismos intestinais nocivos que causam a inflamação crônica.)
  • Anti-microbiano (os ácidos gordos de cadeia média e monoglicérides encontrados no óleo de coco são os mesmos do leite materno humano, e eles têm extraordinárias propriedades antimicrobianas. Por perturbar as estruturas lipídicas de micróbios, eles os inativam. Cerca de metade do óleo de coco é constituído por ácido láurico. O ácido láurico, o seu metabolito mono laurina e outros ácidos gordos no óleo de coco são conhecidos como protetores contra a infecção por bactérias, vírus, leveduras, fungos e parasitas. Apesar de não ter qualquer efeito negativo sobre as bactérias intestinais benéficas, o óleo de coco inativa microrganismos indesejáveis.)
  • Um antioxidante (protege contra a formação de radicais livres e danos)
  • Anti-parasitários (livra o corpo de vermes, piolhos e outros parasitas)
  • Anti-protozoários (mata giardia, uma infecção por protozoários comum do intestino)
  • Anti-retroviral (pode reduzir a carga virai de HIV)
  • Anti-viral - pode matar alguns vírus que causam a gripe, herpes, sarampo, hepatite C, SARS (Síndrome respiratória aguda), AIDS e outros vírus
  • Eficaz para melhorar a absorção de nutrientes (facilmente digerível; faz vitaminas e minerais ficarem mais disponível para o corpo)
  • Não tem efeitos colaterais
  • Combate infecção
  • Nâo é tóxico para os seres humanos e animais.


Dose diária

Aqui está um gráfico descrevendo a dose diária recomendada de óleo de coco virgem para pessoas com mais de 12 anos de idade. Ele também pode ser consumido por crianças menores de 12 anos, mas é aconselhável verificar com um profissional de saúde sobre a dose adequada.
Peso em quilos / kg
Número de colheres de sopa de óleo de coco diária
79 +
68 +
57 +
45 +
34 +
23+
11 +
4
3 ½
3
2 ½
2
1 ½
1


Tipos de óleo de coco para uso:
  • Não refinado - este óleo de coco vem de cocos frescos e não foi alterado com os processos de calor. É a forma menos processada (quimicamente modificados) mais pura, mais natural. Você pode usá-lo para qualquer coisa, mas ele dará um sabor de coco (leve) e odor agradável. Óleo de coco não refinado retém o maior valor nutricional e é superior ao óleo refinado.
  • Refinado - Os fabricantes não costumam usar coco fresco e usam a copra (coco ralado seco). Estes flocos são então refinados, branqueados e desodorizados deixando um óleo que é incolor, inodoro e insípido. Nem todos os óleos de coco refinados são iguais! A maioria são refinados utilizando um processo de destilação química dependente de solventes agressivos, como a soda cáustica ou outro. Embora o óleo de coco refinado seja quase tâo nutritivo como o seu homólogo não refinado /virgem, ele perde algumas de suas propriedades de saúde durante o processo de refino.
  • Fraccionado - Neste óleo de coco, os fabricantes removem todos os ácidos gordos de cadeia longa (e ainda o ácido láurico de cadeia média) para reter apenas a sua fração de ácido caprílico e cáprico. Eles fazem isso para diminuir seu ponto de fusão para que as pessoas possam usar o óleo na forma líquida. O óleo fracionado é usado na maioria das vezes em sabonetes, em loções para a pele, creme e produtos semelhantes, para dar emoliência, em misturas de óleos de massagem (famoso para nâo manchar as folhas), servindo como uma carreador para os óleos essenciais, vitaminas e ativos e em medicamentos. Nâo é recomendado para o consumo, uma vez que é retirado dos mais importantes de ácidos gordos de cadeia longa e de ácido láurico.
  • Prensado a frio, bagaço-pressionado, e centrifugado - estes são simplesmente o nome dos vários métodos de extraçâo do óleo do coco seco ou fresco e pode ser encontrado nas variedades tanto refinados e nâo refinados.
  • Evite o óleo de coco hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, pois o processo de hidrogenação cria gorduras sintéticas trans!







Óleos Vegetais e Essenciais

Quais os mais adequados para o seu tipo de cabelo?

Existem vários óleos que podem ser usados no cabelo. Até agora sabemos que o uso de óleo mineral e outros petrolatos não são benéficos para os cabelos, pois eles selam a umidade, contribuindo assim para a secura do cabelo, a longo prazo.
O primeiro dos benefícios dos óleos vegetais está relacionado à nutrição. O estímulo que o seu couro cabeludo recebe instantaneamente, melhora o fluxo de sangue e a circulação, fazendo o transporte de nutrientes mais eficientes, e contribuindo assim para a saúde e o crescimento do seu cabelo. Além de fornecer brilho, ele ainda evita a perda de cabelos e pode ser muito eficaz no tratamento de caspa, seborréia e alopécia.
É importante saber, que existem dois tipos diferentes de óleos a considerar: Óleos Vegetais (ou carreadores) e Óleos essenciais (utilizados em Aromaterapia).
Ela falo mais detalhadamente da diferença entre eles aqui.


domingo, agosto 18

O Processo de Mumificação Egípcia

O PREPARO DO CORPO PARA O ALÉM-MORTE
por Ana Lúcia Araújo (Revista História Viva)


Os funerais no Egito antigo eram rituais cheios de pompa, que podiam durar até 70 dias. O famoso processo de mumificação, que incluía o embalsamamento do corpo, atendia a crenças religiosas e à esperança de uma vida eterna, na qual o morto poderia gozar as delicias do paraíso celestial. Os egípcios acreditavam que, após a morte, a alma embarcava numa viagem pelo submundo, onde seria julgada pelo deus Osíris. Uma sentença positiva lhe daria a oportunidade de ser recolocada junto ao corpo para então viver a redenção prometida. Desde 4000 a.C., os egípcios se preocupavam em levar uma vida cotidiana regrada, com a esperança de serem considerados bons no julgamento de Osíris. A mumificação era feita para que o corpo se mantivesse tal qual fora em vida, de modo a facilitar o seu reconhecimento pela alma. Por isso as técnicas para esse fim eram tão avançadas.No entanto, nem todos recebiam as mesmas regalias das castas superiores. O embalsamamento demorado e coberto de homenagens era privilégio de pessoas importantes. O corpo do egípcio das castas medianas passava pelo processo de limpeza e salgaçao, para que fosse desidratado, de modo a se conservar. O corpo do egípcio das castas inferiores geralmente era enterrado em sepulturas e mumificado naturalmente graças ao clima seco e quente do deserto.


ETAPAS DA MUMIFICAÇÃO
1. inicialmente, o corpo era levado para um local conhecido como 'ibu' ou o 'lugar da purificação'. Lá os embalsamadores (sacerdotes) lavavam o corpo com essências aromáticas e com as águas do Nilo e o depilavam.
2. um gancho, introduzido na narina, servia para retirar o cérebro. Por não ser considerado importante para o além-morte, este era descartado.3. os órgãos vitais eram retirados por um corte lateral na altura do abdômen e colocados em vasos canopos, que ficariam ao lado do sarcófago. Esses vasos eram feitos de madeira, pedra, cerâmica ou faiança. Cada um dos quatro canopos era amparado por um dos quatro filhos de Hórus, divindades menores, identificados pela cabeça na tampa. Cada um recebia também a proteção de uma deusa feminina. Os intestinos eram amparados por Qebehsenuf (cabeça de falcão) e pela deusa Serket; o estômago por Duamutef (cabeça de chacal) e pela deusa Neit; os pulmões por Hâpi (cabeça de babuíno) e pela deusa Néftis; e o fígado por Imset (cabeça de homem) e pela deusa Ísis. O coração – centro da inteligência e força vital – permanecia no corpo.
4. o corpo era então coberto por natro, um tipo de sal, e assim ficava por 40 dias até todos os fluídos secarem. Ao final da salgação, estava fino e escuro.5. as cavidades eram tampadas com linho embebido em resina.
6. o rosto era maquiado. Sobre a cabeça, era colocada uma peruca. Óleos de mirra e zimbro cobriam o corpo. Folhas esmagadas de tomilho ajudavam a perfumá-lo. Resina era espalhada por todo o corpo para melhor protegê-lo.
7. no local onde havia sido feito o corte para a retirada dos órgãos, era colocado um prato de ouro com o olho de Rá desenhado, também como forma de proteção.
8. incenso era usado para purificar o ar.

9. o corpo era então enrolado em tiras de linho e ganhava amuletos dos religiosos.

10. a máscara era finalmente encaixada na múmia, que era colocada dentro do sarcófago com um hieróglifo com o nome do morto.

sexta-feira, agosto 16

Resumos de Alguns Romances da 2ª Fase Modernista

1 - SÃO BERNARDO → GRACILIANO RAMOS


Paulo Honório era um pobre homem do sertão. Aprendera a ler na cadeia quando o companheiro de cela lhe ensinou usando a bíblia. Trabalhara na enxada e, depois da prisão, queria ganhar dinheiro, não pensava mais na mulher que lhe causara a prisão, aprendeu matemática para não ser roubado. Percorria o sertão fazendo pequenos negócios. De alguns lugares partiu para não voltar devido a malandragens das negociatas. Instalou-se em Alagoas, planejava tomar pra si a terra onde trabalhara na enxada. O ex-patrão vivera em economias para fazer do filho, Luís, doutor; acabou morrendo e o filho não seguiu a profissão. Paulo se vez amigo dele e em pouco tempo já tinha lhe emprestado dinheiro, a propriedade estava um lixo. Luís não tinha como pagar a dívida e foi assim que, para quitá-la, Paulo o fez entregar as terras de São Bernardo a ele. Logo teve problemas com o vizinho Mendonça que teimava em andar com os limites de sua terra. Porém, logo ele morreu e novas fronteiras foram estabelecidas. Paulo iniciara vários projetos nas suas terras. Tinha a mineração, as galinhas, o gado, as terras cultivadas. Tornara-se um homem importante. Tinha influência e emprestava dinheiro. Certa vez, justamente por recusar um empréstimo, teve no jornal uma nota o chamando de assassino, uma insinuação à morte de Mendonça. Paulo reagiu com agressividade, pois não tinha nada a ver com o fato, depois tudo foi apaziguado. Com a visita de um governador a São Bernardo e seus questionamentos acerca do por que da ausência de uma escola nas terras, Paulo mandou que uma fosse erguida e Luís foi contratado como professor. Recebia muito pouco, mas Paulo não tratava bem seus empregados, muito menos se preocupava com salários justos. Depois de certo tempo veio nele a ideia de se casar. Era preciso ter um herdeiro. Foi assim que cortejou Madalena, uma professora da escola normal. O casamento nunca correu bem. Junto com Madalena veio sua tia, Madalena tinha ideia de certa forma socialista. Paulo, no entanto, era autoritário e não se interessava pela pobreza dos trabalhadores. Madalena engravidou e teve um menino. A pobre criança não era amada pelos pais e vivia solta na fazenda. Nesse tempo um ciúme cegou Paulo que acreditava que a esposa mantinha casos com todos os homens. Ao mesmo tempo se sentia um bruto impossível de ser amado por ela. A situação se tornou tensa dentro da casa. Ele detestava a tia de Madalena e muitas vezes ela dormia a chorar. Já Paulo passava as noites em claro em meio a suas dúvidas. Foi nesse contexto que Madalena acabou se suicidando. Daí para frente as coisas desandaram na fazenda. A tia de Madalena resolveu ir embora e Paulo deu a ela os ordenados que ficara devendo a sua esposa. Logo as produções feitas em São Bernardo perderam o valor. A pedreira estava fechada há um bom tempo, os bens cultivados não eram colhidos, pois não valia a pena o trabalho de colhê-los para depois vender ao preço absurdo que se achava na hora da venda. E os animais que eram criados morriam e se escasseavam aos poucos. Paulo Honório ficou então a terminar de escrever o livro que iniciara onde narrava a sua vida, não tendo nem mesmo o filho, já que por ele não tinha amor.

CONTINUI LENDO

quinta-feira, agosto 15

A História do Número 1 (Dublado)

A História do Número 1 faz um passeio pela história da matemática tendo como personagem principal o número um. Esse representa o início de tudo, desde os primeiros registros simbólicos grafados em ossos para exprimir quantidades em uma sucessão de traços que permitia a contagem. Analisando os sumérios, o documentário atribui à sua representação do número um em cones de argila como responsável por possibilitar a representação da subtração e, assim, dar origem à aritmética. Sobre os algarismos hindu-arábicos, o documentário defende que seria mais correto denominá-los indianos, pois esses povos já utilizavam esse sistema algorítmico milhares de anos antes de Cristo, e os árabes, nesse processo, foram responsáveis por levá-los à Europa. Esses algarismos traziam uma novidade revolucionária: o número zero, o qual passa a dividir as atenções com o personagem principal do documentário. Como a representação do nada foi recebida pela sociedade europeia, e porque o uso do zero revolucionou a representação tanto de grandes quantidades quanto de muito pequenas são questões trabalhadas neste filme. 
Além disso, a obra analisa como os números um e zero se tornaram os responsáveis por uma das mais importantes revoluções do conhecimento humano: a informatização.


BBC - A História da Matemática (Dublado)


As Origens da Linguagem - Documentário dublado

Quais são os pré-requisitos biológicos para a comunicação falada? Nossa linguagem é uma característica intrínseca da nossa espécie? Por muito tempo os cientistas acreditaram que a linguagem falada era uma 'invenção humana', mas a neurociência está esclarecendo cada vez mais como nosso corpo lida com a comunicação. Este documentário revelador usa tecnologia 3D, refaz experimentos científicos e conta com a ajuda de pesquisadores para desvendar as origens da linguagem.


Exercício de Reações Orgânicas


quarta-feira, agosto 14

Indústria Metalúrgica...


Game Ludo Químico - v1.0

Teste os seus conhecimentos de química!
New Item NameClique na imagem para fazer o download !

Ludo Químico é um "Game" de química, baseado no antigo jogo indiano Pachisi, no qual o objetivo principal é chegar até o final do tabuleiro respondendo corretamente as questões de química que aparecerão pelo percurso.
As questões seguem os "Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio". Portanto, o conteúdo de química é o mesmo ministrado em qualquer escola pública ou privada. É nesse sentido, um ótimo simulado para quem está prestando vestibular, pois aborda todas as áreas da química.

Disponível nas versões Windows e Linux Ubuntu 9.04
Faça o download clicando no link

Faça o download do game!  


Game de Química - Um jogo da Forca sobre a estrutura atômica!

Quem não conhece o famoso "jogo da forca"? Está é um versão para web em que o objetivo do jogo é escolher as letras a fim de descobrir a palavra secreta. Todas as palavras têm relação com a estrutura atômica. A palavra, por exemplo, pode ter relação com um nome de um famoso cientista que estudou este assunto ou o nome popular de um modelo atômico de determinada época. 
Pode ser acessado via web browser e necessita ter instalado o plugin flash e Java.

Comprando Compostos Orgânicos no Supermercado

È um jogo que tem como objetivo relacionar compostos orgânicos com alimentos encontrados no supermercado.

Concentração de cloro na água

Após consultarem solicite que acessem o recurso “Concentração de cloro na água” naveguem, reflitam e respondam:
  • qual é a primeira grandeza a ser obtida para saber quanto de cloro é necessário para realizar a ação;
  • porque se considera por aproximação que a água é o solvente;
  • o que ocorre no processo se não for adicionado a quantidade de cloro ideal.

Isomeria

Saiba mais sobre isomeria geométrica e isomeria óptica com esse Simulador. Bons estudos!

Cinética Química

Com este simulador, é possível estudar sobre o assunto de maneira dinâmica e divertida. Inclui um vídeo com Luís Fernando Pereira, coautor da coleção Planeta Química. Boas aulas!

Amadurecimento da Banana

O professor pergunta:
  • Porque com o tempo o Bombril úmido passa de acinzentado para avermelhado?
  • Porque quando uma fotografia se desbota se exposta ao sol?
  • A água sanitária descora uma calça jeans?
  • Uma banana cortada escurece com o o passar do tempo?

O professor apresenta aos estudantes a animação "Amadurecimento da Banana" para que auxilie na compreensão do assunto.Clique e veja a animação:

Ouro Negro

Para saber sobre a composição química do petróleo os estudantes deverão acessar o recurso "Ouro Negro" para aprender a determinar o °API de petróleo e entender sua aplicação prática. Verificar as diferentes classificações do petróleo, de acordo com ºAPI (Escala de medida da densidade relativa de líquidos idealizada pelo American Petroleum Institute), densidade, tipo de base e octanagem.

Petróleo em Alto Mar

QUÍMICA SEM NEURA TRAZ MAIS UM JOGO PARA QUE VOCÊ APRENDA QUÍMICA SE DIVERTINDO!!! 

Uma das principais fontes de HIDROCARBONETOS são os combustíveis fósseis, tais como o petróleo e o gás natural

A estudante pergunta: do que é feito o asfalto usado para pavimentar ruais, estradas e aeroportos? 

Sabe-se que o asfalto é produzido a partir do betume que é um material espesso aglutinante, escuro e reluzente, de estrutura sólida. É constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, de substâncias minerais, resíduos da destilação a vácuo do petróleo bruto. Amolece a temperatura que se situa entre 150° e 200 °C, com propriedades isolantes e adesivas. Não é um material volátil. É solúvel em bissulfeto de carbono. 

O professor explica que é obtido a partir do petróleo. Em seguida solicita que acessem o recurso "Petróleo em alto mar" " afim de comentar sobre a origem do petróleo, seus derivados e usos.

Aproximadamente 85% dos materiais obtidos a partir da refinação do petróleo são utilizados em reações de combustão. Os outros 15% são utilizados pela indústria petroquímica na produção de plásticos, fibras, fertilizantes e outros artigos.

Reações de dupla-troca

Este simulador aborda um dos temas fundamentais da Química do Ensino Médio, em uma linguagem interativa e dinâmica. Inclui um plano de aula e atividades relacionadas. Confira!

Cruzadinha de Química Orgânica

Teste seus conhecimentos em química orgânica para o ENEM através desta cruzadinha. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net