Você é bom de raciocínio rápido? Não? Pois é, nem todos consegue perceber as sutilezas (pegadinha) de uma questão de raciocínio. Mas em todo concurso elas estão lá entre as outras questões de matemática. Quando você aprende a identificá-las fica mais fácil até para resolver uma questão que você esqueceu a fórmula a ser aplicada.
Ao procurarmos a solução de um problema quando dispomos de dados como um ponto de partida e temos um objetivo a estimularmos, mas não sabemos como chegar a esse objetivo temos um problema. Mas se depois de examinarmos os dados chegamos a uma conclusão que aceitamos como certa, concluímos que estivemos raciocinando. Se a conclusão decorre dos dados, o raciocínio é dito lógico.
Ao procurarmos a solução de um problema quando dispomos de dados como um ponto de partida e temos um objetivo a estimularmos, mas não sabemos como chegar a esse objetivo temos um problema. Mas se depois de examinarmos os dados chegamos a uma conclusão que aceitamos como certa, concluímos que estivemos raciocinando. Se a conclusão decorre dos dados, o raciocínio é dito lógico.
Para ajuda-los na hora dos estudos, segue alguns exercícios de raciocínio.
1) Resolva: 61-4.(-15)+202:(-2)= Temos como solução:a) -20b) 20
c) 18
d) -18
2) De um recipiente que contém 10 cubos azuis e 5 cubos vermelhos, serão retirados, aleatoriamente e sem reposição, 3 cubos. Nessa situação, a probabilidade de o primeiro cubo ser azul, o segundo cubo ser vermelho e o terceiro cubo ser azul é igual a:
a) 9/91
b) 15/91
c) 3/5
d) 1/3
3) Na questão, observe que há uma relação entre o primeiro e o segundo grupos de letras. A mesma relação deverá existir entre o terceiro grupo e um dos cinco grupos que aparecem nas alternativas, ou seja, aquele que substitui corretamente o ponto de interrogação. Considere que a ordem alfabética adotada é a oficial e exclui as letras K, W e Y.
CASA : LATA : : LOBO : ?
a) SOCO
b) TOCO
c) TOMO
d) VOLO
4) Em um aquário há peixes amarelos e vermelhos: 80% são amarelos e 20% são vermelhos. Uma misteriosa doença matou muitos peixes amarelos, mas nenhum vermelho. Depois que a doença foi controlada, verificou-se que 60% dos peixes vivos, no aquário, eram amarelos. Sabendo que nenhuma outra alteração foi feita no aquário, o percentual de peixes amarelos que morreram foi:
a) 20%
b) 25%
c) 37,5%
d) 62,5%
5) Leia os argumentos abaixo e posteriormente assinale a alternativa correta.
I. "Todos os X são Y; todos os Y são Z; logo, todos os X são Z."
II. "Na escola A, 5/6 dos professores são doutores; X leciona em A; logo, X é doutor."
a) Ambos são argumentos dedutivos.
b) O primeiro é um exemplo canônico de um argumento indutivo. O segundo é um típico argumento dedutivo.
c) O segundo argumento apenas estaria correto com a redação seguinte: "Na escola A, 5/6 dos professores são doutores; X leciona em A; logo X não é doutor."
d) O primeiro é um exemplo canônico de um argumento classificado como válido pela lógica dedutiva. O segundo é um argumento que não é classificado como válido pela lógica dedutiva, denominado indutivo.
6) As rodas de um automóvel têm 40 cm de raio. Sabendo-se que cada roda deu 20.000 voltas, então a distância percorrida pelo automóvel, em quilômetros(Km), foi de:a) 16 Kmb) 16 πKm
1) Resolva: 61-4.(-15)+202:(-2)= Temos como solução:a) -20b) 20
c) 18
d) -18
2) De um recipiente que contém 10 cubos azuis e 5 cubos vermelhos, serão retirados, aleatoriamente e sem reposição, 3 cubos. Nessa situação, a probabilidade de o primeiro cubo ser azul, o segundo cubo ser vermelho e o terceiro cubo ser azul é igual a:
a) 9/91
b) 15/91
c) 3/5
d) 1/3
3) Na questão, observe que há uma relação entre o primeiro e o segundo grupos de letras. A mesma relação deverá existir entre o terceiro grupo e um dos cinco grupos que aparecem nas alternativas, ou seja, aquele que substitui corretamente o ponto de interrogação. Considere que a ordem alfabética adotada é a oficial e exclui as letras K, W e Y.
CASA : LATA : : LOBO : ?
a) SOCO
b) TOCO
c) TOMO
d) VOLO
4) Em um aquário há peixes amarelos e vermelhos: 80% são amarelos e 20% são vermelhos. Uma misteriosa doença matou muitos peixes amarelos, mas nenhum vermelho. Depois que a doença foi controlada, verificou-se que 60% dos peixes vivos, no aquário, eram amarelos. Sabendo que nenhuma outra alteração foi feita no aquário, o percentual de peixes amarelos que morreram foi:
a) 20%
b) 25%
c) 37,5%
d) 62,5%
5) Leia os argumentos abaixo e posteriormente assinale a alternativa correta.
I. "Todos os X são Y; todos os Y são Z; logo, todos os X são Z."
II. "Na escola A, 5/6 dos professores são doutores; X leciona em A; logo, X é doutor."
a) Ambos são argumentos dedutivos.
b) O primeiro é um exemplo canônico de um argumento indutivo. O segundo é um típico argumento dedutivo.
c) O segundo argumento apenas estaria correto com a redação seguinte: "Na escola A, 5/6 dos professores são doutores; X leciona em A; logo X não é doutor."
d) O primeiro é um exemplo canônico de um argumento classificado como válido pela lógica dedutiva. O segundo é um argumento que não é classificado como válido pela lógica dedutiva, denominado indutivo.
6) As rodas de um automóvel têm 40 cm de raio. Sabendo-se que cada roda deu 20.000 voltas, então a distância percorrida pelo automóvel, em quilômetros(Km), foi de:a) 16 Kmb) 16 πKm
c) 16π²Km
d) 1,6 . 10³πKm
7) A negação da afirmativa “Me caso ou compro sorvete” é:
a) me caso e não compro sorvete;
b) não me caso ou não compro sorvete;
d) 1,6 . 10³πKm
7) A negação da afirmativa “Me caso ou compro sorvete” é:
a) me caso e não compro sorvete;
b) não me caso ou não compro sorvete;
c) não me caso e não compro sorvete;
d) não me caso ou compro sorvete;
8) Um frasco contém um casal de melgas. As melgas reproduzem-se e o seu número dobra todos os dias. Em 50 dias o frasco está cheio. Em que dia o frasco esteve pela metade?
a) 25
b) 24
d) não me caso ou compro sorvete;
8) Um frasco contém um casal de melgas. As melgas reproduzem-se e o seu número dobra todos os dias. Em 50 dias o frasco está cheio. Em que dia o frasco esteve pela metade?
a) 25
b) 24
c) 26
d) 49
9) Um programa de TV foi reprisado com alterações. Esta exibição se deu em 6 partes de 15 minutos, separadas por 5 intervalos de 4 minutos cada um. Se o programa começou às 20h45min, qual seu horário de término?
a) 22h35min
b) 22h15min
c) 21h35min
d) 21h15min
10) Uma urna contém 5 bolas pretas, 3 brancas e 2 vermelhas. Retirando-se, aleatoriamente, três bolas sem reposição, a probabilidade de se obter todas da mesma cor é igual a:
a) 1/10
b) 8/5
c) 11/120
d) 11/720
Resposta: 1) A, 2) D, 3) B, 4) A, 5) A, 6) B, 7) C, 8) D, 9) A, 10) C
Gostou de praticar um pouco e quer mais? Baixe o arquivo a seguir e divirta-se.
d) 49
9) Um programa de TV foi reprisado com alterações. Esta exibição se deu em 6 partes de 15 minutos, separadas por 5 intervalos de 4 minutos cada um. Se o programa começou às 20h45min, qual seu horário de término?
a) 22h35min
b) 22h15min
c) 21h35min
d) 21h15min
10) Uma urna contém 5 bolas pretas, 3 brancas e 2 vermelhas. Retirando-se, aleatoriamente, três bolas sem reposição, a probabilidade de se obter todas da mesma cor é igual a:
a) 1/10
b) 8/5
c) 11/120
d) 11/720
Resposta: 1) A, 2) D, 3) B, 4) A, 5) A, 6) B, 7) C, 8) D, 9) A, 10) C
Gostou de praticar um pouco e quer mais? Baixe o arquivo a seguir e divirta-se.
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