sexta-feira, março 29

A história de Arquimedes e a coroa do rei

Era uma vez em Siracusa, Grécia, um rei chamada Hierão, e um sábio, chamado Arquimedes.
O rei Hierão mandou fazer um coroa, de ouro puro. Após a coroa feita, o rei começou a desconfiar se o ferreiro tinha realmente feito a coroa com o ouro que ele mandou. Com essa duvida em mente, o rei convocou o sábio Arquimedes para descobrir se a coroa tinha sido feita com ouro puro, sem destruí-la.

Arquimedes voltou para casa, pensando em um modo de desvendar esse enigma. Com o problema na cabeça, foi tomar banho em sua banheira, quando notou que a água que transbordava era igual ao volume do seu corpo. Ao compreender esse fenômeno, ele saiu gritando “EUREKA”, que significa “encontrei” em grego, nú, nas ruas de Siracusa.
De volta ao palacio de Hierão, Arquimedes fez o teste final. Medindo o quantidade de água que transborda de um bloco de ouro, um de prata e a coroa, de massas iguais, ele constatou os blocos, por terem densidade diferente, transbordavam uma quantidade diferente de água.Arquimedes, desde modo, provou que a coroa era de uma mistura de Ouro e Prata.

E assim, foi descoberto o Principio de Arquimedes que diz: “Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
A historia não acabou bem foi para o ferreiro…


Fontes Fiocruz, Wikipédia, USP, YouTube, efisica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net