sexta-feira, setembro 30

Infecções do Cérebro e da Medula Espinhal


O cérebro e a medula espinhal são notavelmente resistentes à infecção, mas quando ela ocorre, as conseqüências sempre são muito graves. Por exemplo, a meningite, uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e é comumente causada por uma infecção bacteriana ou viral. A meningite asséptica é uma denominação às vezes utilizada na descrição de uma inflamação das meninges geralmente causada por um vírus, mas que em alguns casos trata-se de uma reação auto-imune (como ocorre ocasionalmente na esclerose múltipla); de um efeito colateral de um medicamento (p.ex., ibuprofeno); ou é causada por substâncias químicas injetadas no canal espinhal. A encefalite (inflamação do cérebro), é quase sempre causada por uma infecção viral, mas também pode ser causada por uma reação auto-imune. O abcesso é uma infecção localizada, muito semelhante a um furúnculo, e pode ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive no cérebro. As bactérias e outros microrganismos infecciosos podem atingir as meninges e outras áreas do cérebro de diversas maneiras a partir de regiões distantes. As bactérias podem ser transportadas pela corrente sangüínea ou podem invadir o cérebro por penetração direta como, por exemplo, a partir de uma lesão ou de uma cirurgia. Os abcessos podem se disseminar a partir de estruturas infectadas adjacentes ao cérebro (p.ex., seios da face).

quinta-feira, setembro 29

Quem é José Saramago?


"Se tens um coração de ferro, bom proveito. 
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia."

Na semana passada no dia 18 de Junho de 2010 morreu um grande escritor da língua portuguesa - José Saramago. Conhecido pelo seu ateísmo e comunismo, José Saramago entrou para sempre no rol dos grandes escritores mundiais. 
Ele nasceu em 16 de novembro de 1922 na vila de Azinhaga, no conselho de Golegã. Na infância era pobre, seus pais eram agricultores. Não se formou em uma universidade e sim em um curso técnico, seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico.

As cinco bebidas mais fortes do mundo

Ranking
Bebida mais forte do mundo tem 95% de álcool em sua composição

Já foi dito que o álcool é o líquido que mata os vivos e preserva os mortos. Por isso mesmo que muitos países no mundo têm leis severas em relação à graduação alcoólica de certas beberagens, incluindo o Brasil que não permite que sejam vendidas bebidas com teor acima de 60%. Mesmo assim, alguns fabricantes espalhados no planeta desafiam a legislação e até mesmo o bom senso e colocam no mercado verdadeiras poções que derrubariam o mais destemido beberrão. Confira abaixo as cinco mais fortes do planeta:


domingo, setembro 25

O banho da Maria

ESTA QUASE NINGUÉM ACERTA.


 
Aqui vai um desafio para quem quiser testar seus conhecimentos de Língua Portuguesa. 
 
Trata-se de um teste realizado em um curso na American Airlines. Na frase abaixo deverão ser colocados  1 ponto e 2 vírgulas para que a frase tenha sentido
 
" MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA PEGUE A TOALHA."
 

 
 
PENSE antes de ver a resposta que está logo abaixo. 
 
RESPOSTA:
 

 
Maria toma banho porque sua. Mãe, disse ela, pegue a toalha. A pegadinha está no uso do verbo suar, confundindo com o pronome possessivo (sua)... A Língua Portuguesa é um caso sério... rsss

A Velocidade das Reação

sexta-feira, setembro 23

Avaliações de Química


1º Série - Funções Químicas Inorgânicas (Ácido, Base, Sais, Óxidos): Megaupload, EasyShare


3º Série - Reações Orgânica (Adição, Substituição, Oxidação, Redução)

Questão 6 - Pontos: 1,0
O conhecimento das reações orgânicas e das características das diferentes funções orgânicas é de fundamental importância para entendermos não só os processos orgânicos, mas também a bioquímica, ou seja, os processos metabólicos que ocorrem nos seres vivos. 
Em todo o mundo, muitos químicos estão envolvidos na obtenção de compostos orgânicos em laboratórios de escolas, institutos de pesquisa e indústrias. 
Uma dessas reações é a hidrogenação catalítica, que utiliza um metal nobre como catalizador: Ni, Pt, Pd. 
Qual a função de um catalizador em reações como hidrogenação, ozonólise e muitas outras? 
O catalizador tem como função favorecer uma reação de acordo com o desejado. Cada catalizador deve ser específico naquilo a que se propõe: se eu quero acelerar uma reação utilizo um catalizador cuja função será de acelerador; se por outro lado quero diminuir a velocidade de uma reação (algumas reações são tão rápidas que chegam a ser perigosas, pois são explosivas) utilizo um desacelerante.                                                            
Nas reações de hidrogenação os metais (catalizador) são utilizador para iniciar a quebra da ligação H-H, Já na ozonólise a Zn (catalizador) é utilizado para capturar o oxigênio da decomposição da água oxigenada impedindo que a aldeído formado se oxide a ácido carboxílico.    

Questão 7 - Pontos: 1,0
Um alqueno sofreu ozonólise e posterior hidrólise, originando como produtos orgânicos o butanal e a acetona (propanona). Equacione a reação e indique o nome e a fórmula estrutural desse alqueno.

Alceno + O3 g aldeído e/ou cetona + H2g butanal + cetona

Questão 8 - Pontos: 1,0
Em um laboratório, para determinar qual o alqueno presente numa amostra de fórmula molecular C4H8, um químico realizou a oxidação enérgica do composto, obtendo gás carbônico, água e um ácido carboxílico. Com base nessas informações, qual é o nome do alqueno presente na amostra? 
Para se obter o gás carbônico a dupla deve está localizada no carbono da extremidade produzindo assim o ácido carbônico, que é instável e se decompõe em gás carbônico (dióxido de carbono) e água.


Questão 9 - Pontos: 1,0
Observe as reações abaixo e as classifique como oxidação branda, ozonólise, oxidação enérgica, oxidação de álcool, desidratação, redução ou combustão. 

Questão 10 - Pontos: 1,0
(UFMG) Determine o nome e as fórmulas estruturais das substâncias que completam corretamente as reações indicadas a seguir:

domingo, setembro 18

Revisão - 2ª série


A pedidos de alunos do segundo ano elaborei uma lista de questões de revisão de Soluções, é só escolher a opção de download e baixar.

bjs

Exercício de Química

Olá, esse exercício aborda os assuntos de Isoátomos e íons abordados no 9º ano e 1ª Série.
Bom estudo.

Lacre para saquinhos plásticos


Taí uma boa idéia!!! 

Reutilizar as tampas de plástico de garrafas pet. 

Magnífica ideia, assim não precisamos de pinças ou as fitinhas do pão de forma. 

Como fechar um saquinho plástico de forma hermética? 


Cortar uma garrafa PET e conservar o gargalo e a tampinha;

como nas fotos a seguir.


Passar a abertura do saquinho plástico por dentro da boca do gargalo

e abri-lo para que fique como uma anágua,

a seguir feche com a tampa, para lacrar.


A rosca da garrafa é hermética, portanto não entrará:

umidade, contaminantes, nem as formiguinhas tão incômodas. 

O segredo está no gargalo e a tampa! 

Grande ideia para divulgar. 

Bom para nós e também para o meio ambiente.

sexta-feira, setembro 16

Química no corpo: Tatuagens


Histórico:
As tatuagens são datadas de mais de 3500 anos atrás, nessa época sua utilização se fazia para expressar a personalidade do indivíduo ou da tribo a que ele pertencia (pessoas com mesmas características sociais e religiosas). Os primeiros homens usavam tatuagens para marcar fatos de sua vida biológica (nascimento, reprodução, morte), social (se tornar um guerreiro, líder, prisioneiro) e também para fins místicos e religiosos (pedir proteção, garantir a vida do espírito mesmo após a morte do corpo).
Durante a era Cristã e a era moderna, a tatuagem passou por uma marginalização, sendo proibida pela igreja católica. Apenas na segunda metade do século XX a tatuagem incorporou novamente seu significado, tornando-se novamente um símbolo de personalidade e ousadia.
Não se sabe exatamente qual foi a tribo ou mesmo em qual região surgiu a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes em momentos diferentes, utilizando técnicas e materiais variados.

No Brasil a técnica da tatuagem foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harald Lucky Gegersen, conhecido popularmente como Lucky ou Mr. Tattoo. Lucky chegando ao Brasil se instalou em Santos onde trabalhava com tatuagens usando suas técnicas de desenhista e pintor profissional. Mesmo após a sua morte Lucky ainda continuou sendo considerado o único tatuador do país, até que aos poucos começaram a aparecer seus seguidores, que usavam suas técnicas para fazer tatuagens.

Mas afinal, onde a química entra nessa história?

Existem basicamente dois tipo de tatuagens: as definitivas e as temporárias.

As tatuagens definitivas são feitas a partir de uma técnica que consiste em introduzir na derme com auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores específicas estão relacionados a seguir:

Pigmento Cor

Sais de cádmio …………………………………………. Amarelo ou vermelho
Sais de crômio …………………………………………. Verde
Sais de ferro …………………………………………… Castanho, rosa e amarelo
Sais de cobalto ………………………………………….. Azul
Sulfeto de Mercúrio …………………………………….. Preto
Carbono (carvão) ………………………………………. Preto
Óxido de Titânio ………………………………………… Branco

Os metais (presentes nos sais e óxidos) citados acima são componentes de um grupo da tabela periódica chamados de ‘elementos de transição’ e devido a suas estruturas, apresentam numerosos íons e complexos coloridos. A cor pode mudar entre diferentes compostos de um mesmo elemento.

E como a tinta da tatuagem fixa na pele?

Como dito anteriormente, as tintas usadas para tatuar são aplicadas na derme e podem ser vistas graças à transparência da epiderme que a recobre. Nessa camada, os pigmentos permanecem estáveis, ou seja, não são metabolizados pelo organismo e são insolúveis. Por isso, o pigmento não caminha para outras regiões do corpo.

As tatuagens definitivas só podem ser removidas através de laser, um processo doloroso em que o resultado final não é muito satisfatório, pois no lugar da tatuagem fica uma cicatriz.
Já as tatuagens temporárias (mais conhecidas como tatuagens de henna), são tatuagens de cor marrom ou ferrugem, feitas a partir de uma planta encontrada na Índia e em países do Oriente Médio chamada ‘Henna lawsonia inermis’. Os desenhos são feitos colocando o material sobre a superfície da pele.

É necessário que se tome muito cuidado ao utilizar essa técnica para tatuagem, pois em alguns casos são adicionados chumbo e mercúrio (elementos altamente tóxicos ao organismo) à pasta de henna para que a coloração do desenho fique mais escura, também chamada de henna negra, e seja mais duradoura.
Também são adicionados para obter o mesmo efeito elevadas concentrações de corantes. Estes ingredientes podem ter origens naturais como índigo, corantes sintéticos ou minerais. A Parafenilenodiamina ou PPD é uma substância muito conhecida como aditivo da henna para obtenção de tintas capilares mais escuras ou nos casos de arte corporal, para alcançar um efeito mais rápido e uma cor negra mais intensa. Outros corantes, tal como carmim (ou azo-compostos do ácido picrâmico), 2,5-toluenodiamina, 2,5-toluenodiaminosulfato e pirogalol, bem como nitrato de prata e nitrato de crómio, têm também sido referidos e detectados na pasta de henna negra.
A muitos destes aditivos tem sido atribuído a causa de reações alérgicas e reações inflamatórias crônicas.

Por esses motivos, além do cuidado que se deve ser tomado quanto aos materiais utilizados para a confecção da tatuagem (agulhas esterilizados, ambiente limpo, etc) é extremamente importante levar em consideração que os metais de transição utilizados para a pigmentação (tanto das tatuagens definitivas, quanto para a obtenção negra das tatuagens temporárias) são metais pesados que tendem a acumular no corpo durante a vida, podendo acarretar em complicações alérgicas, tóxicas e até mesmo letais.
Tomando todos esses cuidados e encontrando um profissional confiável, o resultado pode ser belo, satisfatório e saudável para quem quer fazer sua tatuagem.
Fonte: Toda Teoria

segunda-feira, setembro 12

Mulher Diaba no Rastro de Lampião

Ataíde Braz e Flávio Colin

mulherdiabacapajpg Mulher Diaba no Rastro de Lampião   Ataíde Braz e Flávio Colin
Lampião é um nome mítico para todos os brasileiros. Justiceiro para uns, bandoleiro para outros, enfim, o mais famoso cangaceiro de nossa história. Suas aventuras foram cantadas em verso e prosa, em livrinhos de cordel e teses universitárias., inspirando dezenas de filmes, seriados de Tv e bons quadrinhos como este Mulher Diaba no Rastro de Lampião. Esta obra enfoca o período crítico da vida do rei do cangaço. Quando perseguido pelas “volantes” se ve cara-a-cara com uma mulher poderosa e possuidora de forças malignas. Uma história exótica que retrata com fidelidade o coronelismo no serão.
Qualquer obra que tenha o nome de Flávio Colin vale o dinheiro investido. Além de ter o melhor traço dos quadrinhos brasileiros (obviamente, um dos melhores do mundo), Colin também é um excelente roteirista. Certamente o grande mestre das HQs nacionais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net