terça-feira, fevereiro 26

Descobrindo a Ciência

As crianças são naturalmente curiosas sobre o mundo ao seu redor, sobre o funcionamento do planeta, do nosso corpo, dos objetos. E qualquer adulto que convive com elas certamente já foi bombardeado por perguntas. 'Descobrindo a Ciência' é uma série de animação desenvolvida para essas pequenas mentes questionadoras e apresenta fundamentos científicos e seus segredos de maneira envolvente, acessível e divertida.

Fezes  
AnimaçãoInfantil | De Jung Wonman | 2009 | 15 min |
Omji, de repente, começa a achar que ir ao banheiro não é algo muito delicado e, por isso, decide que nunca mais fará isso. Monggu tenta convencê-la da importância dessa função natural biológica. Pra isso, ele encolhe a nave do professor e a leva pra uma viagem pelo nosso sistema digestivo.
Download: MediaFire

domingo, fevereiro 24

Como são os Nomes em Latim dos Elementos Químicos?

Os cientistas adotaram certas convenções a respeito de símbolos químicos para os vários elementos. O símbolo é uma forma curta ou nome abreviado de um elemento. Cada elemento possui um símbolo químico que é único e exclusivo. Um átomo de um elemento é representado por este símbolo. Por exemplo, o símbolo do Carbono é C.

Muitos elementos têm seus símbolos derivados da primeira letra [ex., H para Hidrogênio] ou das duas primeiras letras [ex., He para lio] de seus nomes. Alguns poucos elementos têm símbolos derivados de seus nomes em Latim, conforme a tabela abaixo.
ElementoSímboloNome em Latim
AntimônioSbStibium
CobreCuCuprum
OuroAuAurum
FerroFeFerrum
ChumboPbPlumbum
MercúrioHgHydragyrum
PotássioKKalium
PrataAgArgentum
SódioNaNatrium
EstanhoSnStannum
TungstênioWWolfram

Entenda os rótulos dos alimentos

Entenda os rótulos dos alimentos
Saber o que cada produto traz em sua composição ajuda você a ter uma alimentação mais saudável.







Click na figura para amplia-la.

Fonte: ProTeste

Doação de sangue

Fonte: ProTeste

Cachaças: cuidado com algumas marcas

Cachaças: cuidado com algumas marcasDas dez marcas que testamos, cinco apresentaram uma substância nociva à saúde acima dos limites seguros.



O fato de termos encontrado o carbamato de etila, classificado como “provável agente cancerígeno”, em metade das marcas avaliadas não significa que você poderá ter câncer apenas por tomar uma dose de cachaça ou caipirinha. De qualquer forma, é melhor optar por uma marca com baixos teores da substância, já que estudos científicos em animais associam esta substância a um aumento da incidência de diversos tipos de tumores. 
O carbamato está presente em alimentos fermentados, como bebidas alcoólicas destiladas, e sua ingestão deve ser a menor possível. O valor aceitável estipulado no Brasil, mas que ainda não está em vigor, é de, no máximo, 150 μg/l (micrograma por litro). Em nossa análise, eliminamos cinco produtos por estarem acima desse limite. 
Rótulos das bebidas estão adequados:
Também avaliamos a rotulagem das marcas que estavam conformes quanto aos teores de carbamato de etila. Verificamos informações que a legislação exige e outras que consideramos importantes, como número do lote, data de fabricação, nome e endereço do fabricante, ingredientesregistro no Ministério da Agricultura, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), grau alcoólico e alerta para que se evite o consumo excessivo de álcool. Todas as informações exigidas por lei constavam nos produtos. 
Quanto à graduação alcoólica, todas foram consideradas muito boas, já que não encontramos diferença entre o valor informado no rótulo e o que medimos em laboratório.

Fonte: ProTeste

quarta-feira, fevereiro 20

Tabela de Orbitais Moleculares

Esta tabela mostra todas as configurações dos orbitais para as funções de onda do hidrogênio-cromo real até 7s e, portanto, abrange a simples configuração eletrônica para todos os elementos da tabela periódica até o rádio. "Ψ" gráficos são mostrados com − e +. As fases da função de onda são mostrados em duas cores diferentes (arbitrariamente, vermelho e azul). O orbital pz é o mesmo que o orbital p0, mas a px e py são formados por combinações lineares dos orbitais p+ 1 e p− 1 (razão pela qual eles são listados sob o rótulo m = ± 1). Além disso, o p+ 1 e p− 1 não são a mesma forma que o p0, uma vez que eles são purosharmônicos esféricos.
s ( = 0)
p ( = 1)
d ( = 2)
m = 0
m = 0
m = ±1
m = 0
m = ±1
m = ±2
s
pz
px
py
dz2
dxz
dyz
dxy
dx2−y2
n = 1
S1M0.png
n = 2
S2M0.png
P2M0.png
P2M1.png
P2M-1.png
n = 3
S3M0.png
P3M0.png
P3M1.png
P3M-1.png
D3M0.png
D3M1.png
D3M-1.png
D3M2.png
D3M-2.png
n = 4
S4M0.png
P4M0.png
P4M1.png
P4M-1.png
D4M0.png
D4M1.png
D4M-1.png
D4M2.png
D4M-2.png
n = 5
S5M0.png
P5M0.png
P5M1.png
P5M-1.png
D5M0.png
D5M1.png
D5M-1.png
D5M2.png
D5M-2.png
n = 6
S6M0.png
P6M0.png
P6M1.png
P6M-1.png





n = 7
S7M0.png









Fonte: Wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net