O cianoacrilato é uma resina acrílica que seca (forma sua ligação mais forte) quase instantaneamente. O único gatilho que ele precisa são os íons hidroxila na água, o que é bem conveniente, já que praticamente qualquer objeto que se tente colar terá pelo menos vestígios de umidade na sua superfície.
Colas brancas, como a Tenaz, colam pela evaporação do solvente. O solvente na cola escolar multiuso Tenaz é a água. Quando a água evapora, a emulsão de acetato de polivinil que foi espalhada nas fendas forma uma argamassa flexível. Já a supercola, por outro lado, sofre um processo chamado polimerização aniônica. As moléculas do cianoacrilato começam a se unir quando entram em contato com a água e se enrolam em cadeias para formar uma malha plástica durável. A cola vai se tornando mais espessa e dura até que os filamentos moleculares não podem mais se mover.
Se você acha que a capacidade do cianoacrilato de consertar objetos quebrados é demais, espere só até descobrir seus outros truques. Os vapores da supercola às vezes são usados em investigações criminais para detectar impressões digitais ocultas. Funciona assim:
- o objeto a ser inspecionado em busca de digitais é colocado em um recipiente aquecido e hermeticamente fechado;
- o cianoacrilato é introduzido. Ele evapora e ventiladores o fazem circular pelo recipiente;
- a cola gasosa reage com materiais que podem ter sido deixados para trás em impressões digitais (tais como aminoácidos e a glicose) e os torna visíveis.
Aliás, se acontecer de você se encontrar numa "situação supergrudenta", um pouco de removedor de esmaltes de acetona ajuda a descolar os dedos.
Aqui estão alguns links interessantes:
- This-to-That Glue Guide (em inglês)
- Super Glue for Wound Closure (em inglês)
- ScienceDaily: Seafood Into "Super Glue" (em inglês)
- Como são feitos os lápis de cor e os marcadores de texto?
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário