domingo, junho 6

Água com gostinho de…

Limão, maçã, tangerina, laranja, hortelã, pitanga, entre outros sabores. Embalagem com design moderno e algumas até com tampa que vira copo, está é a onda do momento, água com sabor. Para os que não gostam de beber água, essa pode ser a saída, mas já deixo claro que nada, nem mesmo a água com sabor substitui completamente o bom e velho copo de água tradicional.

A indústria resolveu apostar nesta novidade, a cada dia surgem novas marcas e sabores. Geralmente a composição destas bebidas são semelhantes: água levemente gaseificada, aroma de fruta e edulcorantes (adoçantes) artificiais.

Benefícios: Zero calorias! – Quem deseja eliminar peso e se preocupa em controlar as calorias consumidas, esta é uma ótima opção. Refresca a garganta, mata a sede, engana a fome e não adquire nada de calorias.

Melhor que beber refrigerante – O refrigerante tradicional contém açúcar em sua composição, o que em excesso pode elevar o peso, causar problemas dentários, etc. Já a versão light e diet, apesar de não ter açúcar, tem mais aditivos do que as águas com sabor.

E o maior benefício: faz a pessoa beber líquido – esse é o melhor de todos, afinal acredito que ninguém tem dúvida de que beber água faz bem, mas para muitos é uma tortura atingir a recomendação (cerca de dois litros por dia). É realmente uma boa opção, mas indico que divida o consumo e não deixe de beber totalmente a água pura.

Malefícios: Problemas com o gás – O gás em excesso pode causar desconfortos, como flatulência, arroto, sensação de distenção abdominal, sensações nada agradáveis.

Aspartame – A maioria das marcas tem o aspartame presente, por ser um adoçante artificial o excesso é prejudicial. Se for possível verifique nas embalagens e prefira as opções com sucralose, que é um tipo de adoçante melhor para sua saúde.

Cadê os nutrientes? – Se você beber um copo de suco de fruta natural, com certeza ele terá calorias e dependendo da fruta, uma quantidade considerável, mas este copo terá muitos nutrientes: vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes, enfim, várias coisas interessantes para a sua saúde. Alguns tipos de água indicam a presença de vitaminas, mas não se pode comparar com o teor e a quantidade das vitaminas encontradas no suco da fruta.

Analise você mesmo os prós e contras da água aromatizada e saboreie essa nova bebida com moderação.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet (www.cyberdiet.com.br) e é Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net