
 Já pensou o que tem em comum a laranja e a  framboesa? São frutas que ajudam a perder peso. Mas existem outros  alimentos com a mesma capacidade.
Já pensou o que tem em comum a laranja e a  framboesa? São frutas que ajudam a perder peso. Mas existem outros  alimentos com a mesma capacidade.Com mais ou menos calorias existem alimentos que não  engordam e ajudam a emagrecer. Mas não são só as frutas que ajudam no  emagrecimento dos corpos - o aipo, o agrião, o pepino e os espinafres,  entre outros,  são alguns dos vegetais que ajudam a redefinir a  silhueta. Por terem menos calorias são de fácil digestão e as  propriedades diuréticas inerentes ajudam a eliminar os quilos e gorduras  acumulados.
O organismo humano transforma o que é ingerido em  energia. 
Há que prestar atenção aos valores calóricos contidos  nos alimentos. Chocolates, fast food e fritos são fontes de  gordura , inimigos da saúde e beleza e  aumentam o colesterol.
 A situação agrava-se para aqueles cujo metabolismo não  processa a alimentação de forma correcta.
 ALIMENTOS INIMIGOS DA GORDURA
LARANJA
  Fonte de potássio, substância que depura e dissolve as  gorduras acumuladas. O ácido cítrico é oxidante e estimula a eliminação  das substâncias não  metabolizadas. Estimula o fígado e o pâncreas para  que eliminem as gorduras acumuladas.
FRAMBOESA
  Acelerador do metabolismo. A recomendação é consumir  meia chávena de chá de framboesa por dia. Fonte de anti-oxidantes, ajuda  a neutralizar os radicais livres. ABACAXI/ANANÁS
  Uma rodela de abacaxi  ajuda a controlar o apetite.  Fruta diurética por excelência ajuda a desinchar. Previne a obesidade  dado que provoca o efeito de saciedade.
  MAÇÃ
 Rica em fibras, ajuda a saciar a fome. Existem estudos  que dão conta que as mulheres que consumam uma maçã por dia e pratiquem  exercício físico  perdem uma média de sete quilos em três meses. 
  AIPO
 Possui propriedades desintoxicantes e diuréticas.  Através da riqueza em óleos essenciais, elimina através da expulsão de  líquidos, as toxinas.
  AGRIÃO
 Purifica o sangue e o organismo. Contém iodo, que  estimula a glândula tiroideia, facto que permite a combustão de gorduras  acumuladas.
  SOJA
 Antioxidante natural, previne e trata o fígado.  Recomendado para casos de colesterol. Queima gorduras.
 Leite  e  derivados
 O cálcio está presente no leite e derivados. Uma dieta  rica em cálcio ajuda a controlar as hormonas responsáveis pelo  armazenamento de gordura, acção que conduz à perda de peso. São  alimentos que aumentam a sensação de saciedade. 
 Peixes e frutos do mar
 
Os alimentos marinhos são ricos em iodo, mineral  importante no funcionamento da tiróide - glândula responsável pelo  controle do nosso metabolismo e que ajuda a na capacidade de queimar  calorias. Se faltar iodo, o funcionamento da glândula fica  prejudicado. Peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em ómega 3,  que ajuda a combater o excesso de colesterol. É indicada uma posta de  peixe (de cerca de 60 gramas) duas vezes por semana.
Odete Albuquerque
Fotos:DR
 
 








 
 


 

Nenhum comentário:
Postar um comentário