domingo, setembro 12

Desvendando o mito: xampu com ou sem sal?


O sal está sempre presente nos xampus disponíveis no mercado

Você está cansada de ouvir por aí que é melhor passar longe de xampu com sal, certo?

Muitos profissionais, fabricantes e vendedores repetem em coro “xampu com sal faz mal para os cabelos”. Não por acaso, a moda nas prateleiras das lojas de cosméticos são os xampus que não contêm a substância. Mas, afinal de contas, o sal é tão ruim assim para os fios?

Antes de tudo, é preciso entender que a informação “Sem sal” que consta nas embalagens dos xampus faz referência exclusivamente a um único tipo de sal, o cloreto de sódio - em outras palavras, o sal de cozinha. O fato é que não é possível fabricar um xampu 100 % sem sal.

Isso mesmo! Você leu direito! Todo xampu possui sal, só muda o tipo. Faça o teste! Leia o rótulo do seu xampu, cuja embalagem indica que o produto não contém sal. Você vai encontrar uma palavrinha especial por lá, que pode ser grafada de diferentes modos: lauril, lauryl ou laureth. Normalmente ela vem acompanhada por outras palavras complicadas e o resultado final vira um palavrão. Em todo caso, eis aí o sal do seu xampu!

Mas e se eu fiz escova progressiva ou definitiva?Com a moda das escovas progressivas e definitivas, muitos profissionais passaram a recomendar às clientes que lavassem o cabelo com xampus sem sal. De fato, muita gente acredita que o xampu com sal pode comprometer o efeito liso. Isso, no entanto, não é verdade do ponto de vista químico. Portanto, nenhum sal é capaz de alterar a eficácia de tratamentos químicos desse porte.

Se você alisou seus fios não se preocupe com o sal, mas sim com hidratações freqüentes e com o pH do seu xampu, que deve ser ácido (em torno de 5).

Mas por quê? Simples: no processo de alisamento o pH do produto utilizado é alcalino, justamente para abrir bem as escamas do fio, que será reestruturado. O pH ácido do xampu fechará as escamas.


E porque eu noto que meu cabelo não fica bonito quando eu uso xampu com sal?
Não culpe o sal. Culpe, dentre outros fatores, o pH do seu xampu, que, provavelmente não é o mais indicado para o seu caso. Ou culpe a combinação de xampu e condicionador de linhas diferentes, o que pode causar um conflito de pH.

Mas o que é o pH? O pH é uma escala, que determina o grau de acidez ou alcalinidade de um meio e vai de 0 a 14, sendo: 0 a 6.9 ácido, 7 neutro e de 7.1 a 14 básico ou alcalino.

Quanto mais alto o pH, mais as cutículas do cabelo se abrem, no entanto, o índice do seu xampu não poder ser maior do que 7, para não comprometer a integridade do fio. Para se ter uma idéia, o cabelo dissolve quando submetido algum tempo a um pH próximo de 13.

O ideal é que o índice do seu xampu gire em torno de 5, isto é, que ele seja ácido, como seu couro cabeludo, mas capaz de abrir as escamas do fio para promover a limpeza. Já a máscara e o condicionador ideais devem ter o pH mais baixo (em torno de 4). Por este motivo, é importante usar xampus e condicionadores da mesma linha. Assim, você tem a certeza de que o pH do condicionador é realmente mais baixo que os índices do xampu e da máscara.

O pH ácido ajuda a fechar as cutículas do cabelo, reter a cor (no caso de cabelos coloridos) e restaurar a integridade dos fios, mas não deve ser nunca menor do que 2,5 em máscaras e condicionadores.

Fique de olho no rótulo: se o pH não vier estampado na embalagem do produto, entre em contato com o fabricante para saber o valor correto do índice.

Uma quantidade exagerada de sal pode até alcalinizar um pouco o xampu, mas é improvável que o produto contenha tanto sal. Para se ter uma idéia, se juntarmos dez litros de xampu, não teremos nem uma pitada de sal. Em todo caso, as fórmulas dos bons xampus contêm ativos hidratantes, que corrigiriam a possível alteração.


E por que ele está lá?

Segundo a química, o sal é detergente, molhante, espumógeno, emulsificante e solubilizante. Trocando em miúdos, o sal nada mais é do que o agente de limpeza presente nas fórmulas dos xampus, que além de dar mais consistência ao produto, cria espuma. A pergunta dos especialistas, portanto, é esta: você compraria um xampu que não limpasse seu cabelo? Segundo eles, a agressividade dos xampus à base de sal é mais um mito a ser derrubado, uma vez que a má fama da substância não se comprova cientificamente.

Não podemos esquecer também que, em contato com a água, o sal se dissolve por completo. Além disso, ele não se deposita no fio, pois os cabelos são muito bem enxaguados após o uso do xampu.

Porém, como todo componente químico, em excesso, o sal pode ser prejudicial. Em grande quantidade, ele pode irritar os olhos, a pele e o couro cabeludo. Mas não se preocupe. Em formulações cosméticas o perigo passa longe em função da baixa concentração de sal utilizada e da associação dele com ativos hidratantes. Tudo isso resulta num produto devidamente liberado para consumo.

Quimicamente, xampus com sal não têm contra-indicações. Tanto que as grandes marcas americanas e européias seguem comercializando esses produtos até hoje.

Texto: Vanessa Cusumano

Fonte:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net