Arsênico, uma mulher de pele esverdeada, vestido verde e olhar sedutor, que carrega consigo um pó venenoso. Califórnio, um surfista parecido com aqueles que você poderia encontrar no estado americano cujo nome serviu de inspiração para batizá-lo. Personagens de uma história em quadrinhos baseada em química? Não exatamente…
Arsênico é muito tóxico, e comumente utilizado em venenos contra ratos
A animadora e ilustradora Kaycie D. decidiu dar um rosto para 102 elementos da tabela periódica, com base na história por trás de seu nome ou em alguma de suas propriedades. O projeto fez parte de seu trabalho de graduação no Milwaukee Institute of Art & Design (EUA) e foi “concluído” em novembro de 2011 – depois de terminar os desenhos, Kaycie começou a trabalhar em produtos baseados no projeto.
De acordo com a autora, a ideia surgiu em uma aula de química do ensino médio. “Estávamos assistindo a um vídeo sobre a tabela periódica e o narrador personificava/atuava como alguns dos elementos e, ao invés de fazer anotações como uma boa estudante, eu comecei a desenhar esses elementos humanos”, conta Kaycie no site do projeto.
O gadolínio é encontrado no material que fabrica CDs
O tungstênio é utilizado em materiais para corte
O tecnécio é usado em procedimentos de raios-X para localizar cânceres no osso
Cobalto ajuda a criar os ímãs mais fortes do mundo
Oxigênio na forma pura vem de um par de elementos O (O2)
Carbono pode formar carvão, grafite ou diamantes
Manganês pode levar a manganismo, condição que causa alucinações e comportamento violento
Cálcio (encontrado no leite) ajuda a fortificar os ossos
Nenhum comentário:
Postar um comentário