segunda-feira, abril 15

Entendendo Conexões em Série, Paralela e Mista.

Ao criar um projeto, você pode conectar os componentes eletrônicos de várias formas, determinando como o fluxo da corrente e como a voltagem cai em todo o circuito.

  1. Conexões em Série
  2. Conexões em Paralelo
  3. Circuitos com Associação Mista


Conexões em Série

Num circuito de LED simples (colocar link do tutorial do circuito), a corrente flui do terminal positivo da pilha, segue até o LED e volta para o terminal negativo da pilha. Este é um exemplo de circuito em série, porque a corrente percorre cada componente sequencialmente.

Características dos circuitos em série:
  • Cada componente tem a mesma corrente.
  • A voltagem fornecida pela fonte é dividida (embora não necessariamente de forma igual) entre os componentes. Se somarmos as quedas de voltagem em cada componente, obterá a voltagem total fornecida.

A grande desvantagem de utilizar a ligação em série, é que se algum componente falhar, ele cria um circuito aberto, parando o fluxo da corrente para todos os componentes do circuito.
Por isso, se numa árvore de Natal repleta de lâmpadas ligadas em série, uma delas falhar, todas as lâmpadas se apagarão. (ilustrar com o desenho da arvore de natal).


Conexões em Paralelo
Utilizando a conexão em paralelo, conseguimos evitar que todas as lâmpadas da árvore de Natal se apaguem, caso alguma lâmpada falhe. Mas como isso é possível?
A corrente flui do terminal positivo da pilha e, depois, divide-se em cada ramo do circuito para que cada lâmpada receba uma parte da corrente elétrica. A corrente que passa por uma lâmpada, não flui para as outras, ou seja, as lâmpadas são independentes.


Características dos circuitos paralelos:
  • A voltagem de cada segmento é a mesma.
  • A corrente fornecida pela fonte é dividida pela quantidades de segmentos, ou seja, se somarmos os valores de cada segmento, obteremos o valor total fornecida pela fonte.

A conexão paralela extrai mais corrente da fonte do que a conexão em série. Portanto, ao decidir qual fonte de energia usar em um circuito, você deverá levar em consideração o seu consumo.



Circuitos com Associação Mista
Na associação Mista é combinada a conexão em série com a paralela. A forma como os componentes serão dispostos, vai depender do que você pretende fazer.


Fonte: dreaminc

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net