quinta-feira, março 10

Como descascar cebolas sem chorar



Porque choramos quando descascamos cebolas?

Todo mundo sabe que descascar cebolas sempre fez a gente chorar, porém o porquê disso acontecer é desconhecido para a maioria das pessoas.
Pois bem, este fenômeno ocorre porque as cebolas são parte da planta Allium, da mesma forma que o alho, a cebolinha, o alho-poró e cerca de 400 outros primos. Estes vegetais absorvem enxofre na terra, o que ajuda a formar uma classe de moléculas orgânicas voláteis chamadas sulfóxidos de aminoácidos ou sulfuretos. As enzimas próprias da cebola decompõem os sulfuretos resultando em ácido sulfénico. Este ácido é instável e decompõe-se em um gás volátil conhecido como sin-propanetial-S-óxido. Ele se dissipa através do ar e ao se aproximar dos olhos, reage com a água lacrimal formando uma solução muito fraca de ácido sulfúrico.
Em outras palavras, ao picar cebolas acontece uma reação química onde os gases contidos neste vegetal são liberados e reagem com nosso corpo nos fazendo chorar. Quando estes gases entram em contato com o as secreções lacrimais naturais de nossos olhos, eles se transformam em uma espécie de ácido que acaba por irritar o globo ocular. Como forma de defesa o organismo reage produzindo as lágrimas para expulsar o “invasor”.
Recentemente pesquisadores têm realizado experiências para a criação de cebolas geneticamente modificadas e que não nos façam mais chorar. Mas até lá, como evitar que isto aconteça? Abaixo separamos umas dicas ótimas para ajudar a driblar este problema:
  • Colocar um ventilador próximo com o vento em direção transversal apontando para a cebola de forma com que os gases não consigam chegar perto dos olhos.
  • Descascar e cortar as cebolas debaixo de água corrente ou dentro de uma bacia com água para que o ácido se forme antes de entrar em contato com os olhos.
  • Molhar as cebolas e as mãos antes de começar o corte para que uma parte do gás já comece a reagir, diminuindo assim seu efeito perante os olhos. O cheiro de cebola das mãos pode ser retirado com limão.
  • Deixar as cebolas no congelador pouco tempo antes para que sua temperatura resfrie, uma vez em que temperaturas menores inibem a liberação de gases e enzimas. Também pode-se fazer o mesmo com a faca que será utilizada.
  • Enquanto pica as cebolas, pode-se respirar profundamente pela boca a fim de que o gás ou parte dele seja inalado e não chegue aos olhos.
  • Realizar os cortes com uma faca bem afiada de modo com que as células da cebola sejam menos danificadas e com isso haja menos liberação de gás.
  • Procurar não cortar as raízes para também haja menos liberação de gás.
  • Tentar sempre cortar a cebola do meio para as pontas, pois estas acabam liberando mais gases.
  • Colocar um palito de fósforo na boca, com a cabeça apontada para fora. As substâncias contidas na cabeça do fósforo irão absorver parte dos gases que causam as irritações nos olhos.
  • Se nada adiantar, coloque um óculos de mergulho. É batata!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net