sexta-feira, agosto 19

Projeto CURTA NAS ESCOLAS

O que é o projeto Curta na Escola?
A idéia de incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002.Em março de 2006, através da ativação do módulo Curta na Escola, passamos a oferecer indicações de uso pedagógico para boa parte do acervo de centenas de filmes cuja exibição na íntegra é disponibilizada através do site.
Pedagogos especializados passaram a contribuir com sugestões - pareceres pedagógicos sobre como utilizar cada filme indicado na abordagem de variadas disciplinas e temas transversais, em todos os níveis de ensino.
A adesão imediata de um grande número de professores, baixando os pareceres e elogiando o serviço, motivou o desenvolvimento do Projeto Curta Na Escola, que reúne neste website um conjunto de ferramentas interativas integralmente dedicadas a promover o uso dos curtas-metragens brasileiros na educação.
Aqui, professores cadastrados compartilham suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula através de comentários aos filmes, discussões no fórum e, principalmente, do envio de relatos de suas experiências com a exibição de filmes aos alunos. Tais relatos integram um grande banco de experiências educacionais, permanentemente aberto para consultas por todos. 
O projeto é aberto a professores de todo o Brasil, e tem por objetivo constituir uma Comunidade Nacional de Aprendizagem em torno da construção colaborativa de conteúdos relacionados ao uso dos curtas-metragens brasileiros em escolas de todo o país.

Proposta Pedagógica
O curta-metragem brasileiro apresenta diferenciais educacionais importantes, quando comparado a outros conteúdos:
Este tipo de conteúdo, por ser produzido no Brasil e por realizadores brasileiros, representa nossa sociedade e a nossa cultura;
A qualidade da produção brasileira de filmes neste formato é reconhecida em todo o mundo por sua excelência;
Sua curta duração, geralmente próxima a 15 minutos, faz do curta-metragem o formato ideal para utilização em sala de aula, permitindo que os filmes sejam aplicados como “porta de entrada” de um assunto, fonte adicional de informação, motivação para debater um tema ou para “coroar” o final de um projeto.
O potencial do uso do audiovisual na educação, em geral, não é novidade, mas as formas de sua implementação prática vêm evoluindo bastante, indicando caminhos mais elaborados para se lograr sucesso. 
"Trabalhar com recursos audiovisuais nas diversas áreas do conhecimento tornou-se uma imposição dos tempos atuais. As possibilidades de uso do cinema na escola são inúmeras, já que ocorrem muitas conexões com Literatura, História, Artes e Temas Transversais. Não é novidade que podemos falar das possibilidades de uso de filmes em qualquer contexto educacional. (...) mas apresentar um filme como forma de ilustrar um conteúdo de forma tradicional pode se mostrar tão ineficaz quanto a adoção de alguns livros didáticos. (...) Essa é uma questão urgente que exige criatividade, ousadia, experimentação, o que, normalmente, nos deixa inseguros. Como todas as ações em Educação, um trabalho de troca e reflexão entre educadores promove a ampliação das possibilidades didáticas de uso das obras."
Eliane Cândida Pereira
Formadora de educadores na rede de ensino de S. Bernardo do Campo, SP

Por isso a criação de um serviço de Internet destinado à construção colaborativa de conteúdos pedagógicos em torno do uso das obras com potencial de uso pedagógico é fundamental:
"Mas, afinal, qual a diferença entre criar redes e fazer sites na internet?
Construir comunidades virtuais e mantê-las ativas, dinâmicas e vivas não é trivial. É um desafio muito mais complexo do que fazer sites bonitos ou cheios de conteúdo. A diferença está no uso de tecnologias que ajudam as pessoas a se comunicar para produzir conhecimento cooperativamente."
Gilson Schwartz 
Idealizador da Cidade do Conhecimento, USP 

Com essa intenção, nasceu o projeto Curta na Escola e seu desdobramento, a Coleção Curta na Escola, promovendo a interação, o debate, o registro e a construção contínua e colaborativa de conhecimento sobre a utilização dos curtas-metragens brasileiros na educação.

Rua das Tulipas
Gênero: Animação
Diretor: Alê Camargo
Ano: 2007
Duração: 8 min
Cor: Colorido
Bitola: Vídeo
País: Brasil



Um grande inventor acostumado a criar soluções para todo os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa...


» Disciplinas/Temas transversais: Biologia , Ciências, Física, Química

Fonte: Curta na Escola

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net