quinta-feira, agosto 18

Siga-os

Pieter Zeeman (1865-1943)
Ilustre físico holandês, conhecido sobretudo pela descoberta do efeito que leva seu nome, o efeito Zeeman. Seus trabalhos se concentram, em suma, no campo sobre radiações eletromagnéticas. Por seus trabalhos, recebeu em 1902, juntamente com Hendrik A. Lorentz, o Prêmio Nobel de Física.









Hendrik Antoon Lorentz (1853-1928)
Grande físico holandês conhecido por seus trabalhos sobre as radiações eletromagnéticas. A maior parte de seus trabalhos envolvem o eletromagnetismo. Deixou seu nome às transformações de Lorentz, que formam a base da Teoria da Relatividade Restrita de Einstein. Por seus grande trabalhos, recebeu em 1902 o Prêmio Nobel de Física.











Paul Langerhans (1847-1888)
Grande biólogo, fisiologista e patologista alemão, conhecido principalmente por suas grandes descobertas. Langerhans descobriu as ilhotas de Langerhans, que são células que produzem a insulina no pâncreas, e descobriu também as células de Langerhans, que são células da pele que reagem a certas imunidades.





Gustave-Edouard Laguesse (1861-1927)
Grande patologista e histologista francês, conhecido por sua obra histológica sobre o pâncreas. Em 1893, ele nomeou pequenos aglomerados do pâncreas de "ilhotas de Langerhans", em homenagem a Paul Langerhans, o descobridor de tais aglomerados.









Joseph von Mering (1849-1908)
Grande médico alemão, conhecido sobretudo por ter o mérito de descobrir, em conjunto com Oscar Minkowski, que uma das funções do pâncreas é a produção de insulina, um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue.









Oscar Minkowski (1858-1931)
Ilustre cientista alemão, conhecido sobretudo por seu trabalho referente a produção hormonal do pâncreas e sobre as causas da diabetes.











Amedeo Avogadro (1776-1856)
Físico italiano que, baseando-se em sua hipótese sobre o número de moléculas nas amostras gasosas, conseguiu explicar por que os gases combinam-se em volumes que conservam uma proporção simples entre si. Ainda com base na hipótese, ele concluiu que os gases hidrogênio, nitrogênio e oxigênio apresentam-se na natureza sobre a forma diatômica. Apesar de tais ideias terem sido propostas em 1811, elas só vieram a ser totalmente aceitas a partir de 1858, após os trabalhos do físico também italiano Stanislao Cannizzaro, que estabeleceu um sistema químico baseado na hipótese de Avogadro.

Jean-Baptiste Perrin (1870-1942)
Célebre físico-químico francês, conhecido por estudar experimentalmente o movimento browniano, confirmando as previsões teóricas realizadas por Albert Einstein (1879-1955). Estes trabalhos contribuíram para o estabelecimento definitivo da natureza atômica da matéria. Observando partículas em suspensão em um líquido, ele conseguiu obter dados relativos ao tamanho das moléculas e sobre o número delas em um dado volume chegando, assim, a obter o número de Avogadro. Foi agraciado, em 1926, com o Prêmio Nobel de Física.

Jacobus Henricus Van't Hoff (1852-1911)
Grande químico holandês, considerado um dos precursores, assim como Louis Pasteur, da estereoquímica, com intuito de explicar as formas isômeras do ácido tartárico e outros casos de isomerismo ótico. Propôs em 1874, ao mesmo tempo que o químico A. Le Bel, a hipótese do carbono tetraédrico assimétrico. Posteriormente levou a cabo estudos sobre afinidade química e sobre cinética das reações químicas. Mediante a aplicação de conceitos termodinâmicos ao estudo dos equilíbrios químicos, determinou a relação entre a constante de equilíbrio e a temperatura absoluta (equação isocórica de Van't Hoff). Por sua imensa contribuição à Química, recebeu em 1901 o Prêmio Nobel de Química.

Georg Simon Ohm (1789-1854)
Célebre físico e matemático alemão, conhecido sobretudo pelos trabalhos no ramo da Eletricidade, como estudos sobre a resistência e resistividade elétrica em condutores e a proposição da chamada Lei de Ohm para resistência elétrica em condutores e isolantes. Também desenvolveu trabalhos em Matemática como um tratado de Geometria (em 1818) e um tratado de Geometria Analítica (em 1849).

Jean-Baptiste Joseph Fourier (1768-1830)
Grande matemático e físico francês, celebrado por iniciar a investigação sobre a decomposição de funções periódicas em séries trigonométricas convergentes chamadas séries de Fourier e a sua aplicação aos problemas da condução do calor. A chamada Transformação de Fourier foi designada em sua homenagem.







Robert Harding Whittaker (1920-1980)
Grande ecologista norte-americano, conhecido por ser um dos principais proponentes ao desenvolvimento de análise de gradiente para tratar de questões ecológicas. Conhecido também por propor a criação de um novo reino especial para os fungos. Tal reino ficou conhecido como reino Fungi.







Ernst Heinrich Philipp August Haeckel (1834-1919)
Grande naturalista alemão, conhecido por ter ajudado a popularizar o trabalho de Charles Darwin e foi um dos grandes expoentes do cientismo positivista. Conhecido também por propor que a psicologia deveria ser considerada um ramo da fisiologia e propôs que deveria haver mais dois reinos, o Protista e o Monera.







Carl von Linné (1707-1778)
Ilustre botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binominal e classificação científica, sendo considerado o "pai da Taxionomia moderna".











Joseph Black (1728-1799)
Grande químico e físico escocês, conhecido sobretudo pela descoberta do dióxido de carbono (que ele chamou de "ar fixo") em 1754. Também fez estudos de como os carbonatos tornam-se alcalinos quando eles perdem o dióxido de carbono, descobriu que o gelo absorve calor sem mudar de temperatura quando derrete e em 1755 descobriu o elemento magnésio.





Stephen Hales (1677-1761)
Ilustre fisiologista, químico e inventor inglês, conhecido por seus estudos referentes ao papel do ar e da água na manutenção da vida animal e vegetal, deu precisas descrições sobre o movimento da água nas plantas, demonstrou empiricamente que as plantas absorvem ar, fez importantes trabalhos na coleta de gases e foi pioneiro da fisiologia experimental, mostrando, com isso, que alguns reflexos são mediados pela medula espinal. Por seus renomados trabalhos, recebeu em 1739 a Medalha Copley.

John Tyndall (1820-1893)
Renomado físico irlandês, conhecido por suas descobertas como o fenômeno do regelo em 1871, que explica a marcha dos glaciares, bem como a difusão da luz por superfícies coloidais. Das investigações realizadas por este cientista no campo da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn, nasceu um processo de esterilização que mais tarde designou-se por tindalização. Por seus trabalhos, recebeu em 1864 a Medalha Rumford.

Thomas Alva Edison (1847-1931)
Célebre inventor e empresário norte-americano que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Edison foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Em sua vida, Thomas Edison registrou mais de 1000 patentes, sendo amplamente considerado como o maior inventor de todos os tempos. Suas invenções mudaram o mundo e revolucionaram a maneira com a qual o homem vivia, assim como toda a tecnologia.

George Ledyard Stebbins Jr. (1906-2000)
Grande botânico e geneticista norte-americano, considerado como um dos principais biólogos evolucionistas do século XX. Seu livro mais importante foi Variação e Evolução em Plantas, que combinou a genética e a teoria da seleção natural de Darwin para descrever a evolução das plantas. Tal livro é considerado como uma das principais publicações que formam o núcleo da síntese evolutiva atual.



Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794)
Célebre químico francês, considerado o fundador da Química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria, que afirma que em uma reação química a massa total dos produtos é igual a massa total dos reagentes (mais poeticamente: na Natureza nada se cria, nada se aniquila; tudo se transforma). Além disso, identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria do flogístico e participou da reforma da nomenclatura química.

Carl Wilhelm Scheele (1742-1786)
Grande químico e farmacêutico sueco, conhecido por suas grandes contribuições para a Química, como a descoberta dos elementos oxigênio, nitrogênio, bário, cloro, manganês, molibdênio e tungstênio. Também descobriu diversos compostos químicos, como o ácido nítrico, o glicerol e o cianeto de hidrogênio (também conhecido como ácido prússico), além de descobrir um processo semelhante a pasteurização. Um fato muito interessante sobre Scheele é que ele faleceu por causa de uma de suas descobertas: ele descobriu o ácido cianídrico (HCN) que é um gás extremamente venenoso e, em um de seus experimentos, acidentalmente deixou cair um vidro que continha tal ácido no chão, o que acarretou em sua morte por intoxicação.

Arquimedes (287 a. C. - 212 a. C.)
Grande matemático, físico, filósofo e inventor grego classificado como um dos mais importantes da Antiguidade e um dos maiores gênios de todos os tempos. Fez descobertas importantes em geometria e matemática, como, por exemplo, um método para calcular o número pi (razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro) utilizando séries. Também inventou vários tipos de máquinas, quer para uso militar, quer para uso civil. No campo da Física, ele contribuiu para a Hidrostática, tendo feito, entre outras descobertas, o famoso teorema de Arquimedes. Arquimedes também descobriu o princípio da alanvanca.


Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716)
Célebre filósofo, matemático, cientista, diplomata e biblotecário alemão, conhecido pela polêmica que teve com o físico, matemático e astrônomo inglês Isaac Newton (1642-1727) sobre a descoberta do cálculo infinitesimal. Também é atribuído a Leibniz o termo função para descrever uma quantidade relacionada a uma curva. Em filosofia, é conhecido como o pai das "mônadas".





Jan Ingenhousz (1730-1799)
Fisiologista, biólogo e químico holandês, conhecido sobretudo por demonstrar que a luz e o oxigênio são essenciais para a respiração das plantas, o que representou um importante avanço no estudo da fotossíntese. Foi também o médico da imperatriz austríaca Maria Tereza.







Joseph Priestley (1733-1804)
Teólogo britânico, além de Clérigo Dissidente, filósofo natural, educador, teórico e político, conhecido por ter descoberto o gás oxigênio, porém, escondido tal descoberta, o que explica o fato de creditarem tal descoberta a Antoine Laurent Lavoisier. Realizou trabalhos no campo biológico como o estudo da respiração das plantas. Por seus trabalhos, recebeu em 1772 a Medalha Copley.





Wolfgang Ernst Pauli (1900-1958)
Grande físico austríaco conhecido por seus trabalhos no estudo de estados quânticos e na teoria do spin do elétron. Sua princípial descobeta é o Princípio da Exclusão, que afirma ser impossível haver dois elétrons em um átomo com o mesmo número quântico.









Camillo Golgi (1844-1926)
Célebre médico e histologista italiano, conhecido sobretudo pela descoberta do aparelho citoplasmático, o qual foi denominado em sua homenagem como aparelho de Golgi. Por seus trabalhos em Fisiologia e Medicina, recebeu em 1906 o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.







Cláudio Ptolomeu (90-168)
Célebre astrônomo, geógrafo e cartógrafo grego, conhecido por seus trabalhos em Matemática, astrologia, Astronomia, Geografia e Cartografia, além de Ótica e teoria musical. Em sua obra mais conhecida, Almagesto, apresenta sua teoria das esferas, em que o Sol encontra-se no centro do Universo, como imaginava Aristóteles.





Johann Bayer (1572-1625)
Grande astrônomo e advogado alemão, conhecido por escrever um imenso atlas estelar denominado Uranometria, publicado em 1603 e que foi o primeiro atlas a cobrir toda a esfera celeste.









Charles Joseph Messier (1730-1817)
Grande astrônomo francês, conhecido principalmente por catalogar mais de 100 objetos astronômicos. Por desenhar muito bem, sempre foi um excelente astrônomo, pois conseguia desenhar facilmente imensas constelações.









Sir William Robert Grove (1811-1896)
Ilustre advogado, juiz e físico galês, conhecido sobretudo por antecipar a teoria da conservação da energia e também foi pioneiro da célula de combustível na tecnologia.











James Alfred Van Allen (1914-2006)
Grande físico norte-americano, conhecido principalmente pela descoberta da existência de duas zonas de radiação de alta energia que envolven a Terra, chamadas em sua homenagem de cinturões de Van Allen, cuja origem está provavelmente nas interações do vento solar e dos raios cósmicos com os átomos constituintes da atmosfera. Por tais trabalhos, Van Allen recebeu a Medalha Hickman, entre outros prêmios.



Jaroslav Heyrovský (1890-1967)
Ilustre químico tchecoslovaco, conhecido sobretudo pelo desenvolvimento da polarografia. Isso marcou grandes revoluções no campo da eletroquímica, principalmente no estudo da eletrólise. Por tais trabalhos, Heyrovský foi agraciado em 1959 pelo Prêmio Nobel de Química.







Sir Fred Hoyle (1915-2001)
Célebre astrônomo britânico, famoso por algumas teorias que iam de encontro com a opinião científica corrente, além de ser também grande escritor de ficção científica. Também foi muito conhecido por defender a chamada Teoria do Estado Estacionário que era totalmente contraria à Teoria do Big-Bang.





Georges-Henri Édouard Lemaître (1894-1966)
Grande padre católico, astrônomo e físico belga, conhecido sobretudo por ter proposto o que ficou conhecido como teoria da origem do Universo do Big-Bang, que ele chamava de "hipótese do átomo primordial", que posteriormente foi desenvolvida pelo físico ucraniano George Gamow.







Henry Cavendish (1731-1810)
Grande físico e químico britânico, conhecido principalmente por ter descoberto o elemento hidrogênio (H), que ele chamou de "ar inflamável", e também por ter medido a constante gravitacional G e a densidade do planeta Terra (na famosa Experiência de Cavendish), além de pesquisas em eletricidade. Cavendish é conhecido também pela imensa exatidão de suas medições.





William Buckland (1784-1856)
Foi um proeminente geólogo e paleontólogo britânico, conhecido sobretudo por escrever a primeira descrição completa de um dinossauro. É conhecido principalmente pelo seu apoio a chamada teoria do catastrofismo. Foi laureado em 1848 com a Medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres.







James Parkinson (1755-1824)
Grande cirurgião, farmacêutico, geólogo, paleontológo e ativista político inglês, mais conhecido por seu renomado trabalho de 1817, Ensaio Sobre a Paralisia Shaking, no qual foi o primeiro a descrever a "paralisia agitante", uma condição que posteriormente foi chamada de doença de Parkinson em homenagem ao próprio Parkinson.





Sir Howard Walter Florey (1898-1968)
Célebre farmacologista e patologista australiano, conhecido principalmente pela contribuição no estudo do antibiótico penicilina juntamente com o cientista alemão Ernst Boris Chain e ao britânico Sir Alexandre Fleming. Por seus trabalhos, recebeu em 1945, com Fleming e Chaim, o Prêmio Nobel de Medicina.







Sir Ernst Boris Chain (1906-1979)
Grande bioquímico alemão naturalizado britânico, conhecido sobretudo pela contribuição, junto a Alexander Fleming e Howard Walter Florey, no estudo da penicilina. Por tais trabalhos, recebeu em 1945 juntamente à Fleming e Florey o Prêmio Nobel de Medicina.









Johannes Kepler (1571-1630)
Célebre e renomado astrônomo, matemático e astrológo alemão, conhecido principalmente por provar matematicamente as ideias heliocêntricas de Nicolau Copérnico e Galileu Galilei. Para explicar o movimento planetário, propôs três leis, atualmente conhecida como Leis de Kepler. (Apresentei tais leis em uma postagem mais antiga intitulada Kepler e Suas Leis.) As Leis de Kepler serviram de base para Isaac Newton propor e comprovar a Lei da Gravitação Universal.

Nicolau Copérnico (1473-1543)
Grande astrônomo e matemático polonês, conhecido sobretudo por contrariar as ideias aristotélicas geocêntricas (Terra no centro do Universo) propondo uma ideia heliocêntrica do Sol no centro do Universo. Copérnico apresentou tais ideias em seu livro intitulado Da Revolução de Esferas Celestes que só foi publicado no ano de sua morte. As ideias de Copérnico foram adotadas por Galileu Galilei e comprovadas matematicamente pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler. Isso revoluciounou a Astronomia, representando o início da Astronomia moderna.

Alfred Goodman Gilman (nasc. 1941)
Célebre farmacologista e bioquímico norte-americano, conhecido, sobretudo, pela descoberta, juntamente com seu amigo Martin Rodbell, das proteínas. Por tal motivo, Gilman e Rodbell foram agraciados em 1994 com o Prêmio Nobel de Fisiologia.









Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen (1811-1899)
Grande químico alemão, conhecido, sobretudo, por aperfeiçoar um queimador, atualmente denominado, em sua homenagem, como bico de bunsen. Também trabalhou no estudo das emissões espectrais de elementos químicos aquecidos. Por seus trabalhos, recebeu prêmios como a Medalha Copley em 1860 e a Medalha Davy em 1877.





Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887)
Grande físico alemão que contribuiu sobretudo no campo dos circuitos elétricos, na espectroscopia, na emissão de radiação dos corpos negros e na teoria da elasticidade (modelo de placas de Kirchhoff). Kirchhoff propôs o nome da teoria de "radiação do corpo negro" em 1862. É o autor de duas leis fundamentais da teoria dos circuito elétricos e da emissão térmica. Por seus trabalhos científicos, recebeu prêmios como a Medalha Rumford em 1862, a Medalha Davy em 1877 e a Medalha Matteucci no mesmo ano.

Jacob Steiner (1796-1863)
Grande matemático suíço, conhecido sobretudo por seu teorema físico-matemático, denominado em sua homenagem Teorema de Steiner, e por contribuir para o chamado Teorema de Huyghens-Steiner. Seus trabalhos matemáticos limitaram-se principalmente à Geometria. Este tratou de forma sintética, com a exclusão total da análise, que ele odiava, e ele mesmo diz que é uma imensa vergonha para a Geometria Sintética se iguais ou melhores resultados foram obtidos por métodos de Geometria Analítica.

Charles Glover Barkla (1877-1944)
Renomado físico britânico que, em 1917, recebeu o Prêmio Nobel de Física, pela descoberta de emissões características de Raios Röntgen (mais conhecidos como raios X) pelos elementos. Além do Nobel de Física, no mesmo ano foi homenageado pela Royal Society com a Medalha Hughes.







Gregor Johann Mendel (1822-1884)
Gregor Johann Mendel, mais conhecido apenas por Gregor Mendel, foi um célebre monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco considerado como sendo o "pai da Genética", por sua imensa contribuição ao estudo da transmissão das características de seres vivos para seus respectivos "filhos". Mendel enunciou três leis que regem a Genética, conhecidas como Leis de Mendel. São elas: a Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação que afirma que na formação dos gametas, os pares de fatores se segregam; a Segunda Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente, que afirma que as diferenças de características são herdadas independentemente das diferenças em outras características; e a Terceira Lei de Mendel ou Lei da Distribuição Independente que afirma que as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características.

Sir William Henry Bragg (1862-1942)
Célebre físico e químico britânico que, em 1915, recebeu com seu filho William Lawrence Bragg, também físico, o Prêmio Nobel de Física pelos trabalhos concernentes a análise da estrutura cristalina através da difração de raios X. Além do Nobel de Física, recebeu em 1916 a Medalha Rumford.







William Lawrence Bragg (1890-1971)
Físico australiano que, juntamente com seu pai, Sir William Henry Bragg (1862-1942), recebeu em 1915 o Prêmio Nobel de Física, por trabalhos na análise de estruturas cristalinas através da difração de raios X. Também podemos classificá-lo como a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel, pois possuía apenas 25 anos quando foi contemplado com o prêmio. Além do Nobel de Física, recebeu outros prêmios, como a Medalha Hughes em 1931 e a Medalha Real em 1946.

Niels Henrick David Bohr (1885-1962)
Célebre físico dinamarquês cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da Física Quântica. Em 1913 propôs um modelo atômico para o átomo de hidrogênio conhecido como Modelo de Bohr em que, baseando-se nas ideias dos físicos alemães Max Planck (1858-1947) e Albert Einstein (1879-1955) e no físico neo-zelandês Ernest Rutherford (1871-1937), propôs que 1) Os elétrons que circundam o núcleo atômico existem em órbitas que têm níveis de energia quantizados; 2) As leis da Mecânica Clássica não valem quando o elétron salta de uma órbita à outra; 3) Quando ocorre o salto de um elétron entre órbitas, a diferença de energia é emitida (ou suprida) por um simples quantum de luz (também conhecido como fóton), que tem energia exatamente igual à diferença de energia entre as órbitas em questão. Por sua grande contribuição à Física, Bohr recebeu em 1921 a Medalha Hughes, em 1922 o Prêmio Nobel de Física, em 1930 a Medalha Max Planck e em 1938 a Medalha Copley.

Edwin Powell Hubble (1889-1953)
Ilustre astrônomo norte-americano, famoso por ter descoberto que as até então chamadas nebulosas eram na verdade galáxias fora da Via Láctea, e que estas afastam-se umas das outras a uma velocidade proporcional à distância que as separa. É, em homenagem à Hubble, o nome do primeiro telescópio espacial, posto em órbita em 1990, para estudar o espaço sem as distorções causadas pela atmosfera. Por seus célebres trabalhos, recebeu em 1938 a Medalha Bruce.

Sir Arthur Staley Eddington (1882-1944)
Renomado astrofísico britânico, conhecido, sobretudo, pela sua grande contribuição a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein (1879-1955). Também é em sua homenagem o chamado Limite de Eddington, que representa a maior luminosidade que uma estrela com certa massa pode ter e ainda estar em equilíbrio hidrostático. Por seus trabalhos, recebeu prêmios como a Medalha Bruce, em 1924, e a Medalha Real, em 1928.



Jöns Jacob Berzelius (1779-1848)
Grande químico sueco que se afirmou como um dos fundadores da moderna Química, formulando alguns dos seus conceitos fundamentais. Em um período de dez anos estudou em torno de dois mil compostos químicos, descrevendo vários elementos químico até então desconhecidos, como o cério, o selênio e o tório. Entre muitos outros elementos, isolou pela primeira vez o silício, o zircônio e o titânio. Deve-se a Berzelius a estruturação da atual notação química.



Friedrich Wilhelm Ostwald (1853-1932)
Químico e físico alemão nascido na Letônia. Considerado o pai da Físico-Química. Desenvou trabalhos sobre catálise e o processo da fabricação de ácido nítrico por oxidação do amoníaco. Formulou também a Lei de Ostwald que rege os fenômenos da dissociação dos eletrólitos nas dissoluções. Construiu um aparelho denominado viscosímetro que atualmente ainda é usado para medir a viscosidade das soluções. Por sua imensa contribuição à Química, recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1909.

Sir Joseph John Thomson (1856-1940)
Grande físico inglês, conhecido sobretudo pela descoberta da partícula subatômica elétron. Desenvolveu também um modelo para o átomo, conhecido por "pudim de passas". Neste modelo, o átomo seria uma esfera de carga positiva com um fluido negativo espalhado em sua superficie. Atualmente sabemos que este modelo é totalmente obsoleto e descartável. Por sua imensa contribuição à Física, recebeu em 1894 a Medalha Real, em 1902 a Medalha Hughes e em 1906 o Prêmio Nobel de Física.

Johannes (Hans) Wilhelm Geiger (1882-1945)
Físico alemão, conhecido principalmente por, juntamente com o físico também alemão Walther Müller, desenvolver o contador Geiger, dispositivo que tem a capacidade de detectar a presença de radiação em determinados ambientes. Em 1907 iniciou seus trabalhos com o físico neo-zelandês Ernest Rutherford (1871-1937) na Universidade de Manchester, o que rendeu a descoberta da partícula subatômica próton. Por seus trabalhos, recebeu em 1929 a Medalha Hughes.

Hans Albrech Bethe (1906-2005)
Físico teuto-estadunidense, conhecido sobretudo por seus trabalhos no campo da Física Nuclear. De 1935 a 1938, estudou reações nucleares e reações seção eficaz (ciclo carbono-oxigênio-nitrogênio), dirigindo a sua importante contribuição à nucleossíntese estelar. Essa pesquisa foi posteriormente proveitosa para Bethe, posto que com ela desenvou-se a Teoria de Complexo Nuclear. Por seus ilustres trabalhos, recebeu em 1955 a Medalha Max Planck, em 1961 o Prêmio Enrico Fermi, em 1967 o Prêmio Nobel de Física, em 1989 a Medalha de Ouro Lomonossov e em 2001 a Medalha Bruce.

Fritz Haber (1868-1934)
Grande químico alemão, conhecido principalmente por seus trabalhos referentes a síntese do amoníaco. No período de 1914 à 1918 trabalhou para o exército alemão com o a tarefa de criar armas de guerra. Isso abalou imensamente a amizade que tinha com o físico Albert Einstein, salientando-se que Einstein sempre foi grande pacifista e lutava contra as guerras. Pelos trabalhos de Haber na Química, recebeu em 1918 o Prêmio Nobel de Química e em 1932 a Medalha Rumford.

James Clerk Maxwell (1831-1879)
Físico e matemático britânico cujas descobertas revolucionaram o estudo do Eletromagnetismo e da Ótica. À Maxwell devemos a descoberta do campo elétrico induzido e do campo magnético induzido, a descoberta das ondas eletromagnéticas (quantificando uma série de equações que determinam seu comportamento conhecidas como Equações de Maxwell) e à ele devemos também a descoberta de que a luz é uma onda eletromagnética. Sua contribuição ao Eletromagnetismo equivalem-se às de Isaac Newton (1642-1727) para a Mecânica. Por tais trabalhos, Maxwell recebeu a Medalha Rumford em 1860.

Nicolas Tesla (1856-1943)
Físico e inventor iuguslavo conhecido por seu vasto número de invenções e por seus trabalhos no campo do Eletromagnetismo. Suas invenções são: a bobina de Tesla, turbina de Tesla, teleforça, oscilador de Tesla, carro elétrico de Tesla, princípio de Tesla, ovo de colombo de Tesla, descoberta da corrente alternada, motor de indução, campo magnético rotativo, transmissão sem fios,canhão de feixe de partículas, raio da morte, descoberta das ondas estacionárias terrestres, enrolamento bifilar, descoberta da telegeodinâmica e invenção da eletrogravítica. É em sua homenagem a denominação da unidade de intensidade de campo magnético (1 Tesla = 1 T). Por tais trabalhos, recebeu prêmios como a Medalha Edson IEEE em 1916, Medalha de Ouro Elliot Cresson em 1893 e a Medalha John Scott em 1934.

André-Marie Ampère (1775-1836)
Físico e matemático francês celebrizado por seus renomados trabalhos no campo do Eletromagnetismo (como a enunciação da Lei de Ampère para correntes elétricas). Por seus trabalhos em tais campos, é em sua homenagem a unidade de intensidade da corrente elétrica (1 Ampère = 1 A).







Louis Pasteur (1822-1895)
Grande cientista francês, cujas descobertas tiveram enorme importância na história da Química e da Medicina. A ele deve-se a criação do processo conhecido como pasteurização, o qual ferve-se uma quantidade de um determinado líquido que se usará para consumo, com o intuito de matar qualquer tipo de bactéria ou outro microorganismo que nele esteja contido. Além disso, Pasteur contribuiu enormemente para o estudo da estereoquímica. Por esta razão, recebeu, em 1856, a Medalha Rumford.

Martin John Rees, O Barão Rees de Ludlow (1942)
Sir Martin John Rees é astrônomo e cosmólogo britânico, conhecido pelos estudos concernentes a Radiação Cósmica de Fundo e Quasares. Trabalhou com o astrofísico e matemático também britânico Stephen William Hawking (1942) e atualmente é presidente da Royal Society. Ganhou prêmios como o Prêmio Michael Faraday em 2004, Prêmio Crafoord em 2005, entre vários outros. Atualmente, também é o astrônomo real da Inglaterra.



Hans Christian Orsted (1777-1851)
Físico e químico dinamarquês, conhecido sobretudo pela observação que uma corrente elétrica pode realizar fenômenos magnéticos, fundando, assim, um novo campo de estudo para a Física: o Eletromagnetismo. Para a Química, contribuiu com a descoberta do elemento químico alumínio (Al).





Albert Abraham Michelson (1852-1931)
Formado em Física pela Academia Naval dos Estados Unidos da América, em 1873; foi professor de Ciências de 1875 a 1879. Durante os dois anos seguites especializou-se na Europa, em métodos de medidas óticas de alta precisão, com a finalidade de obter medidas rigorosas para a velocidade da luz. Pela grande contribuição que fez para o estudo da Ótica e da Física Moderna, recebeu o Prêmio nobel de Física em 1907.



Léon Foucault (1819-1868)
Físico francês que, tendo sido educado inicialmente para ser médico, acabou tornando-se um físico experimental de imensa habilidade. Trabalhou com o físico também francês Louis Fizeau, desenvolvendo técnicas de grande precisão para a medida da velocidade da luz. Um de seus trabalhos mais conhecidos é aquele realizado com um pêndulo, no Panteon de Paris, demonstrando experimentalmente a rotação da Terra em torno do seu eixo (pêndulo de Foucault).

Linus Carl Pauling (1901-1994)
Químico norte-americano conhecido por desenvolver trabalhos sobre estruturas atômicas e moleculares, além de realizar calculos para a medição da energia e o ângulo de ligações moleculares e determinar a distância entre átomos. Por essas pesquisas, recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1954 e, por seus esforços para suspender testes nucleares, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1962.





Andrews Wiles (1953)
É um ilustre matemático britânico. Em 1994 demonstrou corretamente o último Teorema de Fermat. Por tal razão, ganhou o Prêmio Wolf em 1995, a Medalha Real em 1996, o Prêmio Cole em 1997 e o Clay Research Award em 1999.









Michael Faraday (1791-1867)
Físico e químico britânico. Suas contribuições ao Eletromagnetismo equivalem-se as de Isaac Newton à Mecânica. Determinou o sentido das linhas de força em um campo elétrico, contribuiu para o princípio da corrente elétrica induzida e suas equações serviram de base para a determinação das Equações de Maxwell.







Friedrch August Kekulé von Stradonitz (1829-1896)
Químico alemão cujo trabalho inovou o emprego de fórmulas desenvolvidas em Química Orgânica. Também desenvolveu uma teoria da tetravalência do carbono. Em 1865, após ter supostamente um sonho, determinou a estrutura hexagonal do benzeno.









John Dalton (1766-1844)
Químico e físico inglês, considerado o pai da Teoria Atômica. Enunciou a Lei de Dalton das Pressões Parciais.













Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger (1887-1961)
Físico austríaco que enunciou uma série de equações (conhecidas como Equações de Schrödinger) que determinam o comportamento ondulatório da matéria. Por esta razão, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física em 1933 e a Medalha Max Planck em 1937.







Werner karl Heisenberg (1901-1976)
Físico alemão que propôs o chamado Princípio da Incerteza, que afirma que é impossível determinar, simultâneamente, a posição x e a velocidade v de uma partícula. Com isso, contribuiu imensamente para a Mecânica Quântica. Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1932 e a Medalha Max Planck em 1933.







George Anthony Gamow (1904-1968)
Físico ucrâniano conhecido por ter proposto, em contraposição à Teoria do Estado Estacionário, a Teoria do Big Bang. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da Física e da Cosmologia.











Murray Gell-Mann (1929)
Físico norte-americano conhecido por ter previsto teórica e experimentalmente a existência da partícula quarck. Por esta razão, recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1969 e a Medalha Albert Einstein em 2005.









Daniel Rutherford (1749-1819)
Químico e médico escocês. Ficou famoso por ter descoberto e isolado o elemento químico nitrogênio (N).













Thomas Young (1773-1829)
Físico, médico e egiptólogo britânico. Comtribuiu definitivamente para a determinação de que a luz é uma onda, observando ela se interferir por meio de uma famosa experiência denominada experiência das duas fendas.









Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894)
Físico alemão que demonstrou a existência das ondas eletromagnéticas, confirmando, assim, as teorias do físico escocês James Clerk Maxwell (1831-1879). Descobriu também as ondas de rádio (que por muito tempo foram chamadas de ondas hertzianas, em sua homenagem).







James Prescott Joule (1818-1889)
Físico britânico que realizou significativas contribuições para o estudo do calor e definição de trabalho mecânico. Suas contribuições culminaram na enunciação da 1º Lei da Termodinâmica. Além disso, enunciou a Lei de Joule para a dissipação do calor em uma corrente elétrica. Seu nome, "Joule", é, em sua homenagem, a unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades.



Armand Hyppolyte Louis Fizeau (1819-1896)
Físico francês que, por determinar com grande precisão a velocidade da luz, foi laureado em 1866 com a Medalha Rumford.











Svant August Arrhenius (1859-1927)
Químico sueco que contribuiu imensamente para a determinação das características dos ácidos, bases e sais e propôs a teoria eletrolítica da dissociação. Por tais motivos, recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1903.









Dmitri Ivanovich Mendeleyev (1834-1907)
Químico e físico russo considerado o pai da Tabela Periódica, contribuiu imensamente para a descoberta de novos elementos químicos e ainda determinou a fórmula da vódga perfeita.

Robert Andrews Millikan (1868-1953)
Físico norte-americano que, com base no quociente carga/massa (q/m) do elétron, determinou, por meio de uma famosa experiência, a carga e a massa do elétron. Por esta razão, recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1923.









Ernest Rutherford (1871-1937)
Com a colaboração de alguns cientistas, em 1909 descobriu a existência de uma partícula situada no núcleo atômico de carga positiva, a qual denominou próton. Por este feito, recebeu o Prêmio Nobel de Física e é considerado o pai da Física Nuclear.









Max Planck (1858-1947)
Físico alemão considerado o pai da Mecânica Quântica. À ele devemos a determinação da constante de Planck (representada por h), o postulado de Planck e a Lei de Planck para a radiação. Por seus trabalhos, recebeu prêmios como o Nobel de Física em 1918, a Medalha Lorentz em 1927, a Medalha Copley em 1929 e a Medalha Max Planck em 1929, criada especialmente em sua homenagem.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net