quinta-feira, junho 19

Atividades do dia-a-dia da dona de casa, podem submeter o corpo a posturas arriscadas

São bastante comuns as queixas durante a realização de atividades domésticas do dia a dia, como por exemplo: cozinhar, arrumar e limpar a casa, lavar roupas, estender no varal, cuidar do jardim ou cuidar de crianças. Todas essas atividades exigem esforço físico e submetem o corpo a posturas arriscadas para estruturas do organismo, como coluna vertebral, quadril, joelhos e ombros.

De acordo com o fisioterapeuta Dr. Leonardo Stahelin Eicke (Crefito 112.234-F), membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e sócio-proprietário da ITC Vertebral de Florianópolis/SC, é preciso atenção ao posicionamento do corpo na realização destas atividades, à altura dos móveis, ao peso dos objetos, à ergonomia. “A casa também é um ambiente de trabalho onde permanecemos por longos períodos de tempo e por isso é preciso atenção para evitar problemas futuros”, aconselha.

Dr. Leonardo explica que atividades comuns como arrumar gavetas, devem ser exercidas com atenção. “Curvar o tronco, gera sobrecarga direta na coluna lombar, o que pode desencadear dores imediatas. Isso se agrava com o tempo que se leva para realizar essa atividade”, diz. “A postura correta é sentar-se em um pequeno banco, de modo que a coluna fique alinhada e protegida, mantendo sempre a contração dos músculos transverso do abdômen”, recomenda.

Cozinhar ou preparar alimentos, a sugestão do profissional, é que se evite curvar a coluna para frente, sem contração dos músculos abdominais, pois esta postura sobrecarrega tanto a região lombar quanto a cervical. “Ao preparar os alimentos, procure manter a coluna ereta, os músculos abdominais contraídos e um dos pés apoiado em um pequeno banco”, sugere o especialista.

Ao varrer a casa, Dr. Leonardo indica que se evite curvar a coluna para frente, utilizando uma vassoura com cabo curto. “Mantenha-se ereto e com os pés afastados. Observe se a altura do cabo da vassoura corresponde com a sua altura e procure não se inclinar para frente, mantendo a postura mais ereta possível e com os pés afastados. Realize os movimentos de varrer com o corpo todo, evitando os movimentos rotacionais da coluna”, aconselha.

Vale uma atenção especial também ao lavar louças ou roupas, o ideal é evitar inclinar o tronco para frente, pois esta posição gera sobrecarga em toda a coluna. “Procure manter a coluna reta e um dos pés apoiado num pequeno banco”, diz Dr. Leonardo. E ao estender as roupas no varal, o fisioterapeuta alerta que se evite elevar muito os braços segurando as roupas para alcançar o varal, pois este movimento sobrecarrega a região cervical da coluna. “Procure colocar o varal em uma altura compatível com a sua, acessível aos seus braços, de modo que suas mãos não ultrapassem a altura dos ombros”, assinala.

Outras atividades do dia a dia da dona de casa que submetem o corpo a posturas arriscadas, como varrer embaixo dos móveis, devem ser realizadas na posição em pé, curvando a coluna para frente. “Utilize um banco bem baixo para sentar ou fique agachado, mantendo a contração dos músculos abdominais”, sugere. “Do mesmo modo ao arrumar a casa e afastar móveis evite empurrar ou levantar móveis sozinho. O peso deles gera sobrecarga na coluna, podendo desencadear a dor imediatamente. Peça ajuda a outra pessoa para afastar móveis ou objetos pesados do lugar. Mantenha os joelhos semi-fletidos, dobrados, os pés afastados e o abdômen contraído”, aconselha o fisioterapeuta.


E para aquelas donas de casa que já estão com dores na coluna e precisam de uma atenção especial, Dr. Leonardo sugere que sigam as dicas e que procure com urgência um profissional capacitado para promover a reeducação postural. No Brasil há dez anos o tratamento revolucionário que está sendo aplicado nos pacientes, é a Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral, conhecido popularmente como RMA. “É um tratamento não cirúrgico, que promove o fortalecimento da coluna, através de cinco etapas, a fisioterapia manual; mesa de flexão/descompressão, mesa de tração eletrônica; estabilização vertebral e pilates ou musculação. Ideal para lombalgia; cervicalgia; dor ciática; protrusão discal; espondilose, artrose entre outras”, indica e conclui informando que todas as técnicas do R.M.A. têm evidências cientifica, e o tempo de duração do programa, também é muito curto, em apenas três meses são obtidos 87% de bons resultados até em pacientes mais graves.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Clínica ITC Vertebral de Florianópolis/SC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net