sexta-feira, junho 20

Decifre os símbolos das etiquetas

Antes de colocar o seu modelito preferido para lavar, que tal aprender a identificar os avisos dos fabricantes?

Você já deve ter reparado que quase toda peça de roupa vem com alguns símbolos na etiqueta. São uns quadradinhos, bolinhas, copinhos de água, triângulos, quadrados com bolinhas dentro – cortados ou não – etc. Não é mistério para ninguém que estes são símbolos de instruções sobre a lavagem, a secagem e a maneira de passar as roupas. Mas, a pergunta é: você sabe o que cada um deles significa?

Cada tipo de roupa exige uma forma diferente de lavar, secar e passar de acordo com o material que foi utilizado, a cor e a forma como foi produzido. O objetivo é evitar que a peça se deteriore antes do tempo. Para deixar estas informações sempre à nossa mão e de uma forma que coubesse no pequeno espaço que a etiqueta tem, foram criados símbolos. Em alguns casos, como o da imagem acima, até vêm umas instruções escritas, mas, muitas vezes, são só os “desenhos” mesmo, como na imagem abaixo.

Os símbolos servem para indicar a temperatura máxima da água utilizada na lavagem, se a peça pode ser lavada na máquina ou se deve ser lavada somente a mão (ou nem mesmo ser lavada), se pode ou não ser utilizado alvejante, se pode secar em secadora, a temperatura máxima do ferro e por aí vai. São muitos pequenos detalhes aos quais não nos atentamos no dia-a-dia.

Quem sabe não é a falta de atenção às instruções que fez aquela sua peça de roupa caríssima, e que duraria por anos, ficar feia logo nos primeiros meses? Veja, a seguir, alguns dos símbolos mais encontrados nas etiquetas. Mas, atenção: se a sua roupa tiver algum outro símbolo que não esteja aqui, faça uma pesquisa na internet antes de lavá-la e poupe o seu rico dinheirinho!

Lavagem

Uso de alvejante (cloro ou água sanitária)

Secagem

Forma de passar

Para terminar, uma pequena dica que serve para todos os tipos de roupa: sempre procurar lavá-las pelo avesso. Isso evita que se desbotem mais rápido.

Veja mais algumas etiquetas de roupas e o que elas significam:
Como esta etiqueta é grande, todas as explicações sobre os símbolos vieram escritas.

Esta etiqueta também traz por escrito a explicação dos símbolos.

Lavar com água até 60º, sem alvejante. Secar em tambor em temperatura baixa. Passar com ferro até 150º. Pode lavar a seco, com tetracloroetileno (em lavanderia). Pode ser lavado por processo úmido profissional (em lavanderia).

Lavar com água até 40º, utilizando processo suave. Não usar alvejante, nem secar em tambor (secar em varal). Passar com ferro até 150º. Não lavar a seco. Pode ser lavado profissionalmente (em lavanderia) por processo úmido suave.



Curiosidade: repararam que a etiqueta da blusa que aparece na segunda imagem deste post é igual a esta aqui de cima? Pois é. Acontece que a primeira é de uma blusa da loja STW, e a segunda é da Borelli. Ambas fabricadas na China…


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net