sexta-feira, setembro 16

Química no corpo: Tatuagens


Histórico:
As tatuagens são datadas de mais de 3500 anos atrás, nessa época sua utilização se fazia para expressar a personalidade do indivíduo ou da tribo a que ele pertencia (pessoas com mesmas características sociais e religiosas). Os primeiros homens usavam tatuagens para marcar fatos de sua vida biológica (nascimento, reprodução, morte), social (se tornar um guerreiro, líder, prisioneiro) e também para fins místicos e religiosos (pedir proteção, garantir a vida do espírito mesmo após a morte do corpo).
Durante a era Cristã e a era moderna, a tatuagem passou por uma marginalização, sendo proibida pela igreja católica. Apenas na segunda metade do século XX a tatuagem incorporou novamente seu significado, tornando-se novamente um símbolo de personalidade e ousadia.
Não se sabe exatamente qual foi a tribo ou mesmo em qual região surgiu a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes em momentos diferentes, utilizando técnicas e materiais variados.

No Brasil a técnica da tatuagem foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harald Lucky Gegersen, conhecido popularmente como Lucky ou Mr. Tattoo. Lucky chegando ao Brasil se instalou em Santos onde trabalhava com tatuagens usando suas técnicas de desenhista e pintor profissional. Mesmo após a sua morte Lucky ainda continuou sendo considerado o único tatuador do país, até que aos poucos começaram a aparecer seus seguidores, que usavam suas técnicas para fazer tatuagens.

Mas afinal, onde a química entra nessa história?

Existem basicamente dois tipo de tatuagens: as definitivas e as temporárias.

As tatuagens definitivas são feitas a partir de uma técnica que consiste em introduzir na derme com auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores específicas estão relacionados a seguir:

Pigmento Cor

Sais de cádmio …………………………………………. Amarelo ou vermelho
Sais de crômio …………………………………………. Verde
Sais de ferro …………………………………………… Castanho, rosa e amarelo
Sais de cobalto ………………………………………….. Azul
Sulfeto de Mercúrio …………………………………….. Preto
Carbono (carvão) ………………………………………. Preto
Óxido de Titânio ………………………………………… Branco

Os metais (presentes nos sais e óxidos) citados acima são componentes de um grupo da tabela periódica chamados de ‘elementos de transição’ e devido a suas estruturas, apresentam numerosos íons e complexos coloridos. A cor pode mudar entre diferentes compostos de um mesmo elemento.

E como a tinta da tatuagem fixa na pele?

Como dito anteriormente, as tintas usadas para tatuar são aplicadas na derme e podem ser vistas graças à transparência da epiderme que a recobre. Nessa camada, os pigmentos permanecem estáveis, ou seja, não são metabolizados pelo organismo e são insolúveis. Por isso, o pigmento não caminha para outras regiões do corpo.

As tatuagens definitivas só podem ser removidas através de laser, um processo doloroso em que o resultado final não é muito satisfatório, pois no lugar da tatuagem fica uma cicatriz.
Já as tatuagens temporárias (mais conhecidas como tatuagens de henna), são tatuagens de cor marrom ou ferrugem, feitas a partir de uma planta encontrada na Índia e em países do Oriente Médio chamada ‘Henna lawsonia inermis’. Os desenhos são feitos colocando o material sobre a superfície da pele.

É necessário que se tome muito cuidado ao utilizar essa técnica para tatuagem, pois em alguns casos são adicionados chumbo e mercúrio (elementos altamente tóxicos ao organismo) à pasta de henna para que a coloração do desenho fique mais escura, também chamada de henna negra, e seja mais duradoura.
Também são adicionados para obter o mesmo efeito elevadas concentrações de corantes. Estes ingredientes podem ter origens naturais como índigo, corantes sintéticos ou minerais. A Parafenilenodiamina ou PPD é uma substância muito conhecida como aditivo da henna para obtenção de tintas capilares mais escuras ou nos casos de arte corporal, para alcançar um efeito mais rápido e uma cor negra mais intensa. Outros corantes, tal como carmim (ou azo-compostos do ácido picrâmico), 2,5-toluenodiamina, 2,5-toluenodiaminosulfato e pirogalol, bem como nitrato de prata e nitrato de crómio, têm também sido referidos e detectados na pasta de henna negra.
A muitos destes aditivos tem sido atribuído a causa de reações alérgicas e reações inflamatórias crônicas.

Por esses motivos, além do cuidado que se deve ser tomado quanto aos materiais utilizados para a confecção da tatuagem (agulhas esterilizados, ambiente limpo, etc) é extremamente importante levar em consideração que os metais de transição utilizados para a pigmentação (tanto das tatuagens definitivas, quanto para a obtenção negra das tatuagens temporárias) são metais pesados que tendem a acumular no corpo durante a vida, podendo acarretar em complicações alérgicas, tóxicas e até mesmo letais.
Tomando todos esses cuidados e encontrando um profissional confiável, o resultado pode ser belo, satisfatório e saudável para quem quer fazer sua tatuagem.
Fonte: Toda Teoria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net